Museu Histórico "Prof. Carlos da Silva Lacaz" da FMUSP

Criado em 1977 como Museu Histórico da Faculdade de Medicina, a instituição passou a se chamar Museu Histórico “Prof. Carlos da Silva Lacaz” - FMUSP em 1993, em homenagem a seu fundador, que foi um reconhecido médico e pesquisador da área de microbiologia e micologia médica, falecido em 2002 aos 86 anos de idade. O projeto museológico instituído se deu em bases privadas, com apoio da elite médica paulista e de parte significativa dos professores e alunos da própria Faculdade. Seu Diretor dedicou-se, a partir de então, a reunir material que lograsse traduzir uma “história oficial” médica e institucional no melhor da tradição da chamada História da Medicina, ou seja, uma narrativa pautada no ordenamento de marcos cronológicos da história política, além, dos chamados vultos da medicina e da saúde pública.


A partir de 2002 foi reestruturada as bases administrativas do Museu, então subordinada à  Comissão de Cultura e Extensão (CCEx). As bases constitutivas passaram a exigir que novas formas de organização do acervo viabilizassem estudos e pesquisas de cultura material e documental, no sentido de aproximá-lo mais da comunidade científica e expressar melhor suas inúmeras potencialidades como gerador de conhecimento histórico. Iniciado em 2007 com equipe renovada, o processo de revisão conceitual do Museu procurou se articular com essa conjuntura mais ampla da execução do projeto de restauro, cujas implicações certamente extrapolam muito a reforma física.


Uma das prioridades captadas pelo Museu, atualmente, volta-se para a sua interação com o público, quer seja ele de pesquisa, ensino ou de visitação. Busca-se ampliar os estudos do patrimônio cultural existente, no sentido de ser cada vez menos instrucionista e cada vez mais educativo. Isso quer dizer que a memorização que se buscava até então, ainda pouco afeita aos seus desígnios educativos, deve ser deslocada para uma vivência do próprio espaço e de sua materialidade cultural. Para isso uma série de atividades foi contemplada ampliando e aprofundando essa frequentação, transformando a relação estabelecida com o seu público, trazendo em cada uma dessas atividades, novas configurações capazes de suprirem os objetivos do Museu enquanto uma instituição pública e de ensino. Isso porque, a cultura material resgatada deve vincular-se à capacidade de desenvolvimento de conhecimentos, mas também de crítica e “reinvenção” do próprio passado. Desse modo considera-se que o processo museológico é um processo educativo e de comunicação, contribuindo para que cada cidadão possa ver a realidade e expressá-la, qualificando o patrimônio cultural existente como formador e produtor de conhecimento sobre o passado histórico.


A premissa básica do Museu Histórico "Prof. Carlos da Silva Lacaz" é a de realizar ações voltadas para a preservação, a investigação e comunicação de seus bens patrimoniais ligadas à institucionalização da medicina e das práticas de saúde no Brasil, num plano geral, e em São Paulo, num plano específico. Para isso faz parte de nossa missão o ato de preservar incluindo a coleta, a aquisição, o acondicionamento e conservação desses bens, bem como a de comunicação se realizando por meio das relações interinstitucionais, das exposições e publicações, dos projetos educativos e culturais. Finalmente, todas essas ações deverão ser enlaçadas pelo exercício da investigação e da pesquisa, fundamentando-as cientificamente.


O Museu Histórico "Prof. Carlos da Silva Lacaz" – FMUSP tem o prazer de apresentar a exposição A PELE ENFERMA: AUGUSTO ESTEVES E SEU MUSEU DE CERA. Por ela, pretendemos apresentar a trajetória de um artista plástico que teve, entre suas atividades, o diálogo com o mundo científico e da medicina, fazendo ver por meio de sua biografia, suas aquarelas e objetos de cera os interesses que embalavam cientistas e médicos entre os anos 1930 e 1950.


Daremos, para essa tão particular experiência, atenção especial ao museu de ceroplastia voltado às doenças dermatológicas, buscando refletir não apenas aspectos clínicos das enfermidades, mas uma discussão ampliada sobre as representações e experiências pensadas por meio da pele de cada sujeito aqui representado em suas partes. Pele que confere ao homem seu lugar social e aponta, inclusive, para as assimetrias brasileiras refletidas nas doenças e suas formas de contagio.


Busca-se nessa exposição ir além. Falar da pele como órgão do corpo humano capaz de nos conectar com o mundo exterior e dele aprendermos mais sobre nossas capacidades de sentir, amar e mudar o mundo que nos cerca. - A curadoria.


Contato

Telefone para contato: (11) 30617249

Email: museu.historico@fm.usp.br

Endereço

Av. Dr. Arnaldo, 455, Cerqueira César
São Paulo, SP (região RM de São Paulo) (Polo SISEM-SP 6)
CEP 01246-903

Horários de abertura ao público