Instituto de Arte Contemporânea

O Instituto de Arte Contemporânea foi fundado em 1997 pela galerista Raquel Arnaud, visando preservar e disponibilizar para pesquisa uma ampla coleção de documentos relacionados à trajetória e à obra de artistas visuais brasileiros. 


Com mais de 70 mil itens atualmente, a coleção se compõe de estudos, cadernos de anotações, projetos, protótipos, fotografias, fotogramas, cartas, documentos pessoais, materiais gráficos, entre outros formatos. Um vasto conjunto que permite ao público tomar conhecimento sobre o processo de criação, sobre a vida desses artistas e suas relações com os movimentos artísticos em diferentes períodos. 

 

Amilcar de Castro, Antonio Dias, Hermelindo Fiaminghi, Iole de Freitas, Ivan Serpa, Lothar Charoux, Luiz Sacilotto, Sergio Camargo, Sérvulo Esmeraldo, Willys de Castro e o arquiteto, Jorge Wilheim, são os nomes presentes no acervo. Os acervos de Carmela Gross e Rubem Ludolf (em negociação) serão integrados até o final de 2022. 

 

Para além de um centro de documentação e pesquisa, o IAC oferece também uma programação acurada de exposições, cursos, seminários, educativo voltado para escolas públicas com enfoque em inclusão social e acessibilidade.

Objetivos

  • Disponibilizar gratuitamente uma documentação bibliográfica e museológica de artistas visuais e profissionais que tiveram uma trajetória relacionada à arte contemporânea brasileira
  • Divulgar a trajetória dos artistas presentes na coleção, tornando seus arquivos acessíveis ao público permanentemente
  • Promover ações de formação e pesquisa, e intercâmbios culturais com museus e instituições no Brasil e exterior  
  • Promover ações de inclusão sociocultural e de acessibilidade por meio do programa educativo e de parcerias com escolas e organizações de desenvolvimento social

Contato

Telefone para contato: (11) 31294898

Email: contato@iacbrasil.org.br

Endereço

Avenida Doutor Arnaldo, 120/126, Pacaembu
São Paulo, SP (região RM de São Paulo) (Polo SISEM-SP 6)
CEP 01246-000

Horários de abertura ao público

Nenhum horário