Casa do Trem Bélico

A Casa do Trem Bélico é o prédio público mais antigo da cidade de Santos e um dos mais expressivos monumentos históricos e arquitetônicos do período colonial.

Concluída em 1738, tinha a função básica de depósito de “trem-de-guerra”, isto é, de munições, armas e equipamentos utilizados para suprir as fortificações do sistema defensivo do Porto de Santos entre os séculos XVI – XX. Tombada pelo IPHAN, CONDEPHAAT e CONDEPASA, é a única edificação colonial-militar do estilo no país, com suas características setecentistas portuguesas preservadas na sua quase totalidade.

O espaço oferece visitas monitoradas, oficinas culturais, exposições, sobretudo, as ligadas à temática histórica e outras atividades alinhadas à missão, visão e valores da Secretaria Municipal de Cultura de garantir a todos o pleno exercício dos direitos culturais e o acesso democrático às fontes de cultura, assim como apoiar e incentivar a valorização e a difusão de suas manifestações, com prioridade para as diretamente ligadas à história de Santos, à sua comunidade e aos seus bens.


Contato

Telefone para contato: (13) 32995471

Email: museusegalerias.santos@gmail.com

Endereço

Rua Tiro Onze, 11, Centro
Santos, SP (região RM da Baixada Santista) (Polo SISEM-SP 6)
CEP 11013-040

Horários de abertura ao público