URBAM - Urbanizadora Municipal S.A.

A URBAM foi fundada em 10 de outubro de 1973 como uma sociedade de economia mista, e tem a Prefeitura de São José dos Campos como sua acionista majoritária. Com o objetivo de gerenciar e executar uma variada gama de serviços de infraestrutura essenciais para a comunidade joseense, a URBAM tem se desenvolvido e se adaptado às transformações das áreas urbanas nas últimas décadas.

Com cerca de 3500 funcionários, a Urbam é responsável por diversos serviços da Gestão Integrada e Gerenciamento de Resíduos Sólidos da cidade. Sua Missão é trabalhar pela satisfação da população e melhoria permanente de sua qualidade de vida, prestando serviços públicos em conjunto com a Prefeitura Municipal de São José dos Campos.

As ações de educação ambiental atendem mais de 10 mil pessoas por ano, principalmente estudantes, no novo Centro de Educação Ambiental da Urbam. O Programa de Educação Ambiental foi totalmente reformulado. Além do Museu do Lixo, o novo centro conta com a Recicloteca, onde são realizadas as oficinas lúdicas para confecções de brinquedos e jogos feitos com materiais recicláveis. O Programa Lixo Tour está mais dinâmico por meio de apresentações, vídeos e projeções. Após palestra na Sala de Educação Ambiental é realizada visita guiada ao novo Museu do Lixo, ao Centro de Triagem de Materiais Recicláveis, ao Aterro Sanitário, ao Viveiro de Mudas, à Lagoa de Chorume e à Central de Biogás. Um ônibus leva os visitantes para conhecer todo o trajeto, e após o tour, o visitante pode levar uma foto personalizada feita na cabine fotográfica como lembrança.

O Museu traz recursos como a realidade aumentada, que permite contar a história das peças do museu fazendo um paralelo sobre a importância da coleta seletiva e da preservação ambiental. Você ouvirá explicações e histórias sobre alguns resíduos descartados e recolhidos pela Urbam.

As peças encontradas no lixo continuam sendo o destaque do museu, mas o local também conta com outras curiosidades como exposição temporária de objetos feitos com materiais recicláveis, demonstrativo das fases destes materiais até se transformarem em outros produtos (como por exemplo, a camisa feita de garrafa pet ou o piso feito de pneus), além de um terrário que demonstra o tempo que os materiais demoram para se decompor no solo quando disponibilizados em locais inadequados, entre outras.


Contato

Telefone para contato: (12) 39449416

Email: lixotour@urbam.com.br

Endereço

ESTRADA MUNICIPAL JOSÉ AUGUSTO TEIXEIRA, 400, Torrão de Ouro II
São José dos Campos, SP (região São José dos Campos) (Polo SISEM-SP 7)
CEP 12229-840

Horários de abertura ao público