Memorial Histórico Usina CGH - Cachoeira Paulista

A Central Geradora Hidrelétrica - Cachoeira Paulista ou CGH - Cachoeira Paulista é uma das primeiras Usinas Hidrelétricas do Estado de São Paulo, fundada na zona rural da cidade de Cachoeira Paulista, na Serra da Bocaina, região do Vale do Paraíba, em 1912. Em 2014 a Brasil Energias adquiriu a Usina. Recentemente houve a vontade de fazer um memorial para mostrar não apenas sua história como hidrelétrica, mas toda sua relação com a comunidade local, através da exposição de documentos, fotografias, registros de atividade, parte do maquinário usado no decorrer de seus 109 anos de história. Inclusive, segundo relatos de fontes orais da comunidade do bairro, a Usina foi bombardeada num ataque aéreo durante a Revolução Constitucionalista de 1932. Muitos dos moradores da cidade de Cachoeira Paulista tiveram parentes que trabalharam na Usina, o que ainda ocorre nos dias atuais, por isso esta forte ligação entre Usina e comunidade. A exposição usará as metodologias pedagógicas da museologia associadas as áreas da história, antropologia e arqueologia para mostrar os 109 anos de existência deste espaço, que trabalha com a física (usina hidrelétrica), ou seja, o caráter da exposição terá uma visão multidisciplinar.


A intenção do Memorial Histórico Usina CGH - Cachoeira Paulista também é produzir oficinas culturais, numa forma de interagir com visitantes,

principalmente alunos do ensino fundamental I e II, bem como do ensino médio. Além de despertar o interesse pela história da geração de energia elétrica no Brasil, e assim atender pesquisadores de diversas áreas do conhecimento. Redes sociais e plataformas de streaming também serão usadas para divulgar os trabalhos culturais desenvolvidos pelo Memorial.

Contato

Telefone para contato: (11) 51716614

Email: ambielsouza.consultoria@gmail.com

Endereço

Estrada Municipal , S/N, Bocaina
Cachoeira Paulista, SP (região São José dos Campos) (Polo SISEM-SP 7)
CEP 12630-000

Horários de abertura ao público

Nenhum horário