Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba - MACC

Caraguatatuba é um município, de 162 anos, no litoral norte do estado de São Paulo, pertencente à Mesorregião do Vale do Paraíba Paulista. A cidade ocupa uma área de 485,097 km². Em 2017 sua estimativa populacional foi de 116.786 habitantes, resultando em uma densidade demográfica de 229,9 hab/km².

O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba é o único museu da cidade, fundado em 2002 pelo Governo Municipal e pela Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, sendo por isso o museu de arte mais antigo do Litoral Norte de São Paulo, instalado no antigo edifício do Grupo Escolar Professora Adaly Coelho Passos, criado em 1941 e desativado em 2001. A área de 635m², situada na região central da cidade, foi cedida pelo Governo do Estado de São Paulo. O prédio passou por reformas para abrigar o museu, que integra um pólo cultural, subordinado à Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, com personalidade jurídica própria, autonomia administrativa, técnica e financeira, instituição sem fins lucrativos, sendo sua finalidade o desenvolvimento de programas e projetos na área da cultura, de pesquisas, e de programa de educação profissional. O regular funcionamento do museu está a cargo da FUNDACC.

A tipologia do MACC é museu de arte, porém dispõe de parte do acervo e uma galeria de exposição permanente histórica da cidade, maquete e um cenário de casa tradicional caiçara. Nas galerias de exposição temporária apresentamos quase que mensalmente exposições variadas de arte. Nosso museu possui lojinha com material das exposições, publicações da cidade e artesanato local, reserva técnica da pinacoteca e do acervo histórico, sala pedagógica multifuncional destinada ao desenvolvimento de atividades pedagógicas, a videoteca Lúcio Braun que integra o Pólo Cultural Adaly Coelho Passos, com 46 lugares onde funciona um cineclube e ocorrem palestras e atividades diversas.


Nossa missão ainda está em construção mas em todos os anos, nos preocupamos em oferecer continuamente, incríveis eventos e exposições temporárias com excelência, além de contribuir com a educação da nossa comunidade e transmitir a importância da arte e da cultura na nossa sociedade. Nossa função social é estar a serviço da sociedade e do seu desenvolvimento. Somos uma instituição aberta ao público, que adquire, conserva, investiga, comunica e expõe o patrimônio material e imaterial da humanidade.

Contato

Telefone para contato: (12) 38839980

Email: museucaragua@gmail.com

Instituição

Instituição é Pública, Municipal

Valor da entrada R$:

Ano de abertura: 2002

Visitantes do ano anterior: 130000

Temática do museu: Artes, Arquitetura e Linguística

Tipologias do acervo: Artes Visuais, História, Virtual

Instrumento de criação: Decreto 77

A documentação do acervo é feita por: Ficha de catalogação, Listagem Digital (Word, Excel, etc.), Livro de registro/tombo/inventário manuscrito, Software/sistemas de catalogação informatizados

Total de peças inventariadas: 300

Há ações de preservação de patrimônio imaterial.

Pessoal

Total de pessoas trabalhando neste museu: 9

Possui de funcionários terceirizados: Sim

Possui estagiários: Sim

Possui voluntários: Não

Estrutura

Possui regimento interno.

A instituição submeteu-se ou está se submetendo ao processo de obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

A instituição oferece ações educativas.

O museu promove visitas: SOMENTE mediante agendamento

Possui infraestrutura para atender visitantes que apresentam dificuldades de locomoção: Bebedouro adaptado, Cadeira de rodas para uso do visitante, Circuito de visitação adaptado, Corrimãos nas escadas e rampas, Rampa de acesso, Sanitário adaptado

Possui instalações e serviços destinados às pessoas com deficiências auditivas e visuais: Guia multimídia (audioguia com monitor), Obras e reproduções táteis, Sinalização em braile, Textos/etiquetas em braile com informações sobre os objetos em exposição

Possui recursos para atendimento de turistas estrangeiros: Sim

Instalações básicas incluem: Bebedouro, Guarda-volumes, Loja, Sanitário, Teatro/Auditório

Endereço

Praça Dr. Cândido Motta, 72, Centro
Caraguatatuba, SP (região São José dos Campos) (Polo SISEM-SP 7)
CEP 11660-060

Horários de abertura ao público