Associação Filantrópica Henri Pestalozzi

A Associação Filantrópica Henri Pestalozzi foi fundada em 13 de agosto de 1999, com o objetivo de atender famílias carentes, principalmente crianças e adolescentes que se encontravam em situação de vulnerabilidade e risco social, oferecendo ações de intervenção voltadas à proteção, constituição de espaço de convivência e formação para participação cidadã e autonomia, favorecendo assim seu desenvolvimento, bem como a necessidade de se trabalhar a valorização do vínculo familiar e comunitário.


Manteve até o ano de 2011 um convênio com o Conselho Municipal de Assistência Social e Cidadania através do Programa PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – atendendo 80 crianças e adolescentes de 06 a 15 anos, acolhendo ainda aquelas que apresentaram demandas quanto a abuso sexual, violência doméstica e maus tratos. Muitas destas crianças e adolescentes foram encaminhadas à Pestalozzi através do Programa Sentinela, Conselho Tutelar e outros atores de defesa das crianças e dos adolescentes.


A Associação Filantrópica Henri Pestalozzi atendeu até o ano de 2016, em média 35 crianças e adolescentes por dia na faixa etária de 06 a 15 anos, de ambos os sexos, ofertando ações socioassistenciais da PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA – voltadas ao “SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS” conforme a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (Resolução n°. 109, de 11 de novembro de 2009) e devidamente inserida no PMAS - PLANO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – desde 2014. Neste projeto eram desenvolvidas atividades de dança, capoeira, coral, entre outras.


A partir de 2018 e na busca permanente de continuar desenvolvendo serviços inseridos na Política de Assistência Social com qualidade e respeitando as legislações pertinentes, bem como, a avaliação da atual conjuntura estrutural da OSC, optou-se por mudar seu público de atendimento, voltando seus serviços para pessoas de 30 a 59 anos, em situação de isolamento social, com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.


Grupo “Joanna de Angelis”]


Este grupo tem por foco apoiar e ajudar pessoas com vulnerabilidades relacionais, desenvolvendo ações complementares assegurando espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social, o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e encontros intergeracionais de modo a desenvolver a sua convivência familiar e comunitária, sendo assistidas e orientadas por psicólogos.


A OSC possui uma estrutura física adequada a esse público, possuindo um espaço de jardim muito bem cuidado onde as pessoas são acolhidas e recepcionadas, podendo também ter momentos de lazer e autorreflexão. Temos também a Padaria “Café Caipira”, a Casa de Costura “Benedita Fernandes” e a Biblioteca “Chico Xavier”, onde serão desenvolvidas as oficinas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, e serão estimuladas e desenvolvidas a criatividade, habilidade manual, vivências lúdicas, etc.


Café Caipira Padaria artesanal completa construída dentro de padrões técnicos, com:

  • Parque de equipamentos: 2 masseiras, 4 cilindros, 5 fornos, conjuntos completos de assadeiras e bandejas de diversos portes
  • Área física para: produção, empacotamento e distribuição.
  • Recursos humanos: Coordenadora e equipe com até 20 voluntários.


Neste local trabalhamos em equipe, onde as pessoas participam de todo o processo de construção e elaboração dos produtos oferecidos pela padaria.


Oficina de Costura Artesanal – Benedita Fernandes


Construída dentro de padrões técnicos e com parque de equipamentos e maquinário modernos, somando o total de 11 máquinas (costura, bordado), mesa de corte e depósito de tecidos/aviamentos e para estoque da produção.

Neste espaço os assistidos terão a possibilidade de se capacitarem para si mesmos, a obterem fontes de sustento, com o desenvolvimento de potencialidades no campo da costura não industrial, de rouparia para o lar: finos jogos de banho, mesa, fronhas, etc.


Biblioteca Chico Xavier


Na biblioteca ofereceremos as condições necessárias para o fortalecimento de vínculos, onde a leitura nos dá horizontes e nos norteiam nas escolhas e caminhos que temos que seguir no Museu Humberto de Campos, contando com a apreciação de objetos que remetem e recontam momentos e fatos que compõem o imaginário dos assistidos (peças antigas, pinturas, fotografias, etc).


Oficina de pintura em Cerâmica Bernard Polissy


Espaço para o exercício da criatividade entre pinceis e tintas.


Área verde privada de conservação ambiental

Bosque e jardim com 600 m2.    


Praça temática Henri Pestalozzi com 650 m²


Em nosso jardim (que de fato consiste em área urbana e privada de preservação ambiental - única no município), a sensação é de que estamos fora da cidade; nos envolvemos de uma forma que passamos a nos identificar como ser pessoas capazes e prontos a enfrentar os percalços diários.


Museu Humberto de Campos


Nosso museu é um museu territorial - histórico que retrata as os costumes dos povos da nossa região, trazendo aos visitantes um resgate de sua história.

Contato

Telefone para contato: (17) 991695312

Email: maria.fmorena@hotmail.com

Endereço

Rua Itália, 88, Parque das Nções
Fernandopolis, SP (região São José do Rio Preto) (Polo SISEM-SP 1)
CEP 15607-058

Horários de abertura ao público