O Instituto de Pesca, vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, é uma instituição de pesquisa científica e tecnológica que desenvolve projetos nas áreas de pesca e aquicultura, visando à obtenção e transferência de novos conhecimentos e de tecnologias destinadas à melhoria do agronegócio do pescado e da qualidade ambiental. Além das instalações destinadas à realização de suas pesquisas, o Instituto de Pesca conta com equipamentos culturais para o desenvolvimento de atividades diferenciadas junto ao público, entre eles o Museu de Pesca, localizado em Santos – SP.

  

O Museu de Pesca tem a missão de divulgar as ações de pesquisa do Instituto de Pesca e destacar a importância da preservação do ambiente e da vida aquática, promovendo a educação ambiental. No local são desenvolvidas atividades educativas não formais, com o intuito de promover a preservação ambiental, estimular a sustentabilidade pela correta utilização dos recursos naturais, marinhos e continentais, além de promover a aquicultura sustentável.


Uma das principais atrações do Museu é a ossada da baleia Balaenoptera physalus, conhecida pelos visitantes como baleia Fin, com 23 metros de comprimento, 193 ossos e sete toneladas. O Museu conta com a Sala dos Tubarões, com espécies taxidermizadas (técnica de conservação de animais mortos); Sala Submergir, espaço  interativo com exposição do projeto “Petrechos de Pesca Perdidos no Mar”; Ala Lúdica, sob a forma de cenário representando os quatro ecossistemas marinhos do litoral paulista, como o manguezal, praia arenosa, costão rochoso e fundo do mar; Sala do Barco, simulando um convés; Sala das Areias e Conchas, com conchas e areias coletadas em vários pontos do Brasil e do Mundo; além do Quarto do Capitão, espaço lúdico que simular o quarto de um barco.


O acervo conta ainda com peças biológicas taxidermizadas, uma raia Manta de 4,40 metros e uma lula gigante, única em exposição no mundo, com cinco metros de comprimento e que pesa 91 quilos, além de leão e lobo marinho.


Recentemente, o espaço concluiu o seu acervo digital, instalando em 70% do acervo placas com QR Code inglês/português, que permite ao público, com o uso de celular, acesso a informações detalhadas daquilo que está exposto, além de histórias do prédio e do Museu.

Contato

Telefone para contato: (13) 32615260

Email: museu@pesca.sp.gov.br

Instituição

Instituição é Pública, Estadual

Valor da entrada R$: R$5,00

Ano de abertura: 1942

Visitantes do ano anterior: 50841

Temática do museu: Ciências Exatas, da Terra, Biológicas e da Saúde

Tipologias do acervo: Ciência e Tecnologia, Ciências Naturais e História Natural

O museu possui arquivo histórico.

Instrumento de criação: Decreto 11.138

A documentação do acervo é feita por: Listagem Digital (Word, Excel, etc.), Ficha de catalogação

Total de peças inventariadas: 1000

Pessoal

Total de pessoas trabalhando neste museu: 8

Possui de funcionários terceirizados: Sim

Possui estagiários: Sim

Possui voluntários: Não

Estrutura

A instituição submeteu-se ou está se submetendo ao processo de obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

A instituição oferece exposições de longa duração.

A instituição oferece ações educativas.

O museu promove visitas: SOMENTE mediante agendamento

Realiza atividades educativas e culturais para públicos específicos: Estudantes de ensino fundamental, Estudantes de ensino médio, Estudantes universitários, Pessoas com deficiência, Professores, Terceira idade, Turistas estrangeiros, Turistas nacionais

Possui infraestrutura para atender visitantes que apresentam dificuldades de locomoção: Bebedouro adaptado, Elevador adaptado, Rampa de acesso, Sanitário adaptado, Corrimãos nas escadas e rampas

Possui instalações e serviços destinados às pessoas com deficiências auditivas e visuais: Obras e reproduções táteis, Textos/etiquetas em braile com informações sobre os objetos em exposição

Possui recursos para atendimento de turistas estrangeiros: Sim

Instalações básicas incluem: Bebedouro, Sanitário, Teatro/Auditório

Endereço

Avenida Bartolomeu de Gusmão, 192, Ponta da Praia
Santos, SP (região RM da Baixada Santista) (Polo SISEM-SP 6)
CEP 11030-906

Horários de abertura ao público