Inaugurado em 1998, o Museu do Café é um dos principais pontos turísticos da cidade de Santos e tem como objetivo a preservação e divulgação da história do café no Brasil e no mundo. Por meio de objetos, documentos e recursos audiovisuais, a instituição mostra ao público como a evolução da cafeicultura e o desenvolvimento político, econômico e cultural do país estão ligados, desde meados do século XVIII até os dias de hoje.

 Instalado no palácio da antiga Bolsa Oficial de Café, inaugurado em 1922, o Museu do Café tem como destaque do acervo o salão do pregão – composto por uma mesa principal e setenta cadeiras – onde eram realizadas as negociações que determinavam as cotações diárias das sacas de café. No mesmo espaço, o público tem a oportunidade de admirar as telas “O Porto de Santos em 1822”, “A Fundação da Vila de Santos – 1545”, “O Porto de Santos em 1922” e o vitral “A Epopeia dos Bandeirantes”, obras de Benedicto Calixto.

 

Além de disseminar a história do café por meio da exposição de longa duração “Café, patrimônio cultural do Brasil: ciência, história e arte” e mostras temporárias, o Museu do Café conta em suas instalações com o Centro de Preservação, Pesquisa e Referência Luiz Marcos Suplicy Hafers, que disponibiliza publicações e documentos sobre o tema, e o Centro de Preparação de Café, que oferece cursos e oficinas para difundir o conhecimento sobre o preparo da bebida.


Mais do que o principal responsável pela preservação da história do café, o Museu do Café é também referência na comercialização do produto por meio de sua cafeteria. Inaugurada em 2000, a Cafeteria do Museu possui em seu cardápio diversas opções de bebidas que têm o café como principal ingrediente. Além disso, conta com grande variedade de grãos, produzidos em diferentes regiões do Brasil, à disposição dos visitantes para apreciar na hora ou levar para casa.


Missão

Colecionar, conservar, expor, investigar e pesquisar objetos e evidências arquitetônicas, artísticas e documentais que testemunhem, para diferentes públicos, a história e o desenvolvimento socioeconômico e cultural do Brasil na sua relação com o agronegócio café, em âmbito nacional e internacional.


Visão

Ser referência nacional e internacional como equipamento responsável pela salvaguarda e divulgação da memória histórica, socioeconômica e cultural do agronegócio café.


Valores


Competência

Busca de excelência: eficácia e eficiência na prestação de serviços e preservação do patrimônio.


Inclusão Sociocultural

Práticas educativas voltadas para o desenvolvimento da cidadania pela cultura.


Inovação

Ações empreendedoras, criativas e flexíveis nas práticas museológicas.


Responsabilidade

Obrigação histórica e cultural na produção e socialização do conhecimento.


Transparência

Ser transparente em todas as suas ações, transmitindo confiança a todos os que têm relação direta ou indireta com a organização.


Autonomia

Busca pela sustentabilidade do Museu e garantia de sua vida própria.

Contato

Telefone para contato: (13) 32131750

Email: museudocafe@museudocafe.org.br

Instituição

Instituição é Pública, Estadual

Valor da entrada R$: R$10,00

Ano de abertura: 1998

Visitantes do ano anterior: 554359

Temática do museu: História

Tipologias do acervo: História

O museu possui arquivo histórico. Arquivo aberto para consulta

O museu possui biblioteca. Acervo bibliográfico aberto para consulta

Instrumento de criação: Decreto 53.351

Possui plano museológico.

A documentação do acervo é feita por: Software/sistemas de catalogação informatizados

Total de peças inventariadas: 2050

Há ações de preservação de patrimônio imaterial.

Possui política de aquisição de acervos.

Possui política de descarte de acervos.

Pessoal

Total de pessoas trabalhando neste museu: 57

Possui de funcionários terceirizados: Sim

Possui estagiários: Não

Possui voluntários: Não

Estrutura

Possui estatuto.

O museu possui acervos com proteção específica e respeita a legislação em vigor e/ou tratados locais, regionais, nacionais ou internacionais relativos à posse de objetos, à ética e à proteção de espécimes vivos e à preservação da natureza.

A instituição submeteu-se ou está se submetendo ao processo de obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

A instituição oferece exposições de longa duração.

A instituição oferece ações educativas.

O museu promove visitas: Sem necessidade de agendamento

Realiza atividades educativas e culturais para públicos específicos: Professores, Turistas estrangeiros, Turistas nacionais

Possui infraestrutura para atender visitantes que apresentam dificuldades de locomoção: Bebedouro adaptado, Corrimãos nas escadas e rampas, Rampa de acesso, Sanitário adaptado

Possui instalações e serviços destinados às pessoas com deficiências auditivas e visuais: Sinalização em braile

Possui recursos para atendimento de turistas estrangeiros: Sim

Instalações básicas incluem: Bebedouro, Guarda-volumes, Loja, Restaurante e/ou lanchonete, Sanitário

Endereço

Rua Quinze de Novembro, 95, Centro
Santos, SP (região RM da Baixada Santista) (Polo SISEM-SP 6)
CEP 11010-151

Horários de abertura ao público