Museu de Paleontologia Prof. Antonio Celso Arruda Campos

O museu foi inaugurado em 1992 e é um dos principais atrativos turísticos de Monte Alto. A extensa coleção de fósseis deste museu é uma das maiores do Brasil, muito em virtude da parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ e outras universidades.

Os fósseis são os principais componentes do acervo do Museu. São restos de animais e vegetais que viveram há milhões de anos na Terra e que ficaram incorporados às rochas. Na maioria dos casos, somente as partes duras dos organismos vivos ficaram preservadas.

O processo de conservação dos organismos ao longo do tempo geológico é chamado de fossilização: neste processo, os restos orgânicos são soterrados por sedimentos, protegendo-os de uma decomposição total ao longo do tempo. Os sedimentos tornam-se rochas e os restos orgânicos preservados nelas são chamados de fósseis. Portanto, a rocha e os fósseis preservados nelas terão a mesma idade.

As pesquisas realizadas com os fósseis da região de Monte Alto e outros municípios do oeste paulista são oriundas de organismos encontrados em rochas da Bacia Bauru. Esta bacia sedimentar formou-se no Período Cretáceo, o último da Era dos Dinossauros (Era Mesozoica), do qual pertencem os fósseis encontrados em Monte Alto e região.

Além dos ossos de dinossauros, estão expostos no museu fósseis de crocodilos (Baurusuchus salgadoensis, Caipirasuchus montealtensis, Montealtosuchus arrudacamposi, Morrinhosuchus luziae e Caipirasuchus paulistanus), tartarugas, moluscos bivalves e peças doadas por outras instituições, amigos e professores.

Contato

Telefone para contato: (16) 32444067

Email: cultura@montealto.sp.gov.br

Endereço

Avenida 15 de Maio - Praça do Centenário, s/n, Centro
Monte Alto, SP (região Ribeirão Preto) (Polo SISEM-SP 3)
CEP 15910-000

Horários de abertura ao público