Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares

O Centro de Documentação Histórica - Pesquisa da II Guerra Mundial - Capitã Enfermeira Reformada da FEB "Altamira Pereira Valadares" (1939 - 1945) está localizado em anexo ao Tiro de Guerra 02-047, de Batatais, e foi inaugurado em 06 de maio de 1994.

Este espaço de memória foi idealizado e construído com os recursos da enfermeira batataense Altamira Pereira Valadares, que atuou pela Força Expedicionária Brasileira, e desde a sua preparação para a guerra, se dedicou à coleção de objetos relacionados à história da II Guerra Mundial, visando formar um local de pesquisa e documentação em Batatais.

Seu acervo é composto por fardas e documentos dos pracinhas, uniformes de campanha e de gala das enfermeiras, marmitas, cantis, talheres, botas, sapatos, galochas, objetos de primeiros socorros, medalhas, documentos e fotografias das enfermeiras, além souvenires e publicações (livros, revistas e jornais) sobre a Segunda Guerra Mundial e a Força Expedicionária Brasileira.

Todo este material constitui uma fonte de pesquisa extensa e muito detalhada sobre este trágico fato histórico mundial, com riqueza de informações contidas nos relatos diários da própria Cap Altamira e nas milhares de fotografias, grande parte com identificação.

A primeira exposição oficial do acervo foi no Tiro de Guerra de Batatais, durante a Semana da Pátria, em 1967. Entre os anos de 1973 e 1976, o acervo ficou guardado no porão do Teatro Municipal Fausto Bellini Degani, em término de construção. O acervo do Centro de Documentação também ficou por um período no salão do Colégio São José, sendo transferido para o Museu Histórico e Pedagógico Dr. Washington Luis.

Em março de 1988, a Cap. Altamira recebeu do então prefeito municipal Geraldo Marinheiro, a chave do salão para abrigar o acervo na recém inaugurada Casa da Cultura, porém, após alguns anos, o acervo foi levado para a residência da Cap. Altamira, na Travessa Ângelo Caroli Filho, 95.

Após sucessivas mudanças do acervo, no dia 10 de junho de 1993, o Centro de Documentação recebeu concessão para a construção de uma sede própria anexa ao  TG 02-047. O lançamento da pedra fundamental ocorreu em agosto de 1993.

Construída com os recursos da Cap. Altamira, a sede definitiva do Centro de Documentação foi inaugurada no dia 06 de Maio de 1994. Em Junho de 2001, o Centro de Documentação foi doado para a Prefeitura, que tem a responsabilidade administrativa e o Tiro de Guerra a responsabilidade de guarda e proteção do acervo.

Em Março de 2004 a Cap. Altamira faleceu, deixando como sua sucessora a sobrinha Ivete Pereira Lavagnoli de Montanha que em parceria com o poder público municipal e o Tiro de Guerra de Batatais, promoveu as obras de reforma do Centro de Documentação e nova organização museográfica, inaugurada no dia 17 de Maio de 2008.

Contato

Telefone para contato: (16) 37612642

Email: centrocapitaaltamira@gmail.com

Endereço

Av. Francisco Faggioni, 108 - 146, Santo Antônio
Batatais, São Paulo (região Franca) (Polo SISEM-SP 3)
CEP 14315-106

Horários de abertura ao público