Museu Numismático Julius Meili

O Museu Numismático Julius Meili é administrado pela Sociedade Numismática Brasileira (SNB), que ao longo dos anos adquiriu e recebeu doações que formaram um importante acervo numismático, culminando na criação do Museu de Numismática. A ideia da criação de um museu pela SNB remonta a década de 70, quando a instituição adquiriu expositores para exibir itens de sua coleção numismática para os associados. No entanto, a ideia de criar um museu propriamente dito só se concretizou mais de trinta anos depois.


Atualmente, a instituição passa por uma reformulação completa de seu espaço expositivo e de seus objetivos museológicos. O Museu Numismático tem como objetivo demonstrar ao público o que é a Numismática, falar sobre a história das moedas, cédulas e medalhas - em especial, as brasileiras - e dos meios de pagamento, aliando história, economia e cultura. As ações de promoção da numismática nacional ocorrem através de exposições em sua sede e exposições temporárias extramuros, a realização de cursos e palestras, parcerias com outras instituições museológicas ou não, além da promoção para o desenvolvimento de pesquisas numismáticas.


O grande diferencial do Museu Numismático da SNB é a amplitude do acervo a disposição para ser exposto e consultado, já que conta com um acervo próprio e acervos privados dos associados da Sociedade Numismática Brasileira que o disponibilizam para a realização de exposições e ações culturais. Outro diferencial da instituição é o seu caráter experimental, seja na montagem de exposições ou no desenvolvimento de pesquisas, já que a instituição é gerida por especialistas em numismática e em museologia, permitindo uma junção única para uma instituição do tipo, que permite aliar conhecimentos técnicos específicos dessas duas áreas buscando sempre uma inovação no seu caráter expositivo, de conservação do acervo e na promoção de pesquisas.


A penetração e amplitude de suas ações vão muito além de seu espaço físico, já que suas exposições e programas educativos possuem repercussão e aplicação a nível nacional, sendo abertas para serem replicadas em qualquer instituição que assim desejar. Os programas educativos e de pesquisa tem como foco as crianças e jovens, através do ensino e ações de mediação sobre a história monetária. Mas também dos alunos universitários, por meio do auxílio e incentivo no desenvolvimento de pesquisas que tenham como foco os aspectos numismáticos.


O museu funciona de segunda a sexta-feira, em horário comercial, na sede da Sociedade Numismática Brasileira. Seu acesso não contempla a cobrança de ingresso e tem sua operação custeada pela Sociedade Numismática Brasileira, por seus associados, bem como por instituições parceiras que acreditam na sua função social, histórica e cultural. 

Contato

Telefone para contato: (11) 32223534

Email: cultura@snb.org.br

Endereço

Rua Vinte e Quatro de Maio, 247, República
São Paulo, SP (região RM de São Paulo) (Polo SISEM-SP 6)
CEP 01041-001

Horários de abertura ao público