Museu de Arqueologia Bíblica (MAB/UNASP)

O Museu de Arqueologia Bíblica (MAB/UNASP), coleciona, preserva e expões artefatos do contexto bíblico. Sua história inicia no ano de 1924, quando Pacific Union College, Instituição Adventista de ensino da Califórnia, adquiriu dois tabletes cuneiformes babilônicos. Porém, por não possuir um Museu de Arqueologia onde depositar as peças, doou os artefatos ao Dr. Paulo Bork, professor e arqueólogo adventista brasileiro, que há muitos anos colecionava objetos arqueológicos. Em 1994, o Dr. Bork doou suas coleções e bibliotecas ao Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), em reconhecimento à instituição onde iniciou sua formação. A doação contou com um total de 110 peças e cerca de 200 livros.

Desde então, a coleção vem crescendo e atualmente seu acervo conta com mais de 3000 mil peças. Estamos localizado no campus Engenheiro Coelho do UNASP.


Missão do MAB: "Promover o estudo da historicidade da Bíblia, privilegiando ações de preservação, investigação e comunicação de acervos arqueológicos provenientes do contexto bíblico, estimulando a sociedade à reflexão crítica e ao conhecimento do cristianismo, suas origens e cultura".


Visão do MAB: "Tornar-se uma instituição museológica de referência no cenário brasileiro em preservação, pesquisa e comunicação em arqueologia bíblica.”


Valores do MAB: a) Respeito à liberdade de consciência religiosa; b) Estímulo à cidadania por meio da educação e da participação coletiva; c) Compromisso com a ética profissional e as ciências envolvidas nas ações do Museu; d) Satisfação dos visitantes e colaboradores; e) Transparência e responsabilidade na gestão dos recursos e do patrimônio sob a responsabilidade do Museu.

Contato

Telefone para contato: (19) 38589040

Email: mab.museu@unasp.edu.br

Endereço

Estrada Municipal Pastor Walter Boger, s/n, Lagoa Bonita
Engenheiro Coelho, SP (região Campinas) (Polo SISEM-SP 4)
CEP 13448-900

Horários de abertura ao público