Museu Lasar Segall

Idealizado pela viúva de Lasar Segall, Jenny Klabin Segall, o Museu Lasar Segall foi criado como uma associação civil sem fins lucrativos em 1967 pelos filhos do casal, Mauricio Segall e Oscar Klabin Segall. A antiga residência e ateliê do artista, projetados em 1932 por seu concunhado, o arquiteto Gregori Warchavchik, abrigam a instituição. Em 1985, o Museu foi incorporado à Fundação Nacional Pró-Memória, e é hoje uma unidade do Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, autarquia do Ministério da Cultura. Além de seu acervo museológico, documental e fotográfico o Museu constitui-se como um centro de atividades culturais, oferecendo exposições, visitas educativas, cursos e oficinas nas áreas de gravura, educativo, escrita literária, história da arte, e abriga um cinema e uma biblioteca especializada em artes do espetáculo e fotografia. O Museu, como órgão federal, é apoiado pela Associação Cultural de Amigos do Museu Lasar Segall – ACAMLS, uma sociedade civil sem fins lucrativos, viabilizada pela colaboração de instituições públicas e privadas, além de pessoas físicas.


Missão

Preservar, estudar e divulgar a obra de Lasar Segall e seus acervos, bem como estimular a vivência, a reflexão e a experimentação no campo das artes, assegurando o direito a memória e consolidando o Museu enquanto uma ferramenta democrática e acessível para o desenvolvimento social na promoção da educação para a cidadania.


Visão

Ser o centro de referência no estudo da vida e da obra de Lasar Segall, bem como de seus acervos, e no desenvolvimento de programas e projetos educativos e culturais para públicos diversificados. 

Contato

Telefone para contato: (11) 21590400

Email: info@mls.gov.br

Instituição

Instituição é Pública, Federal

Valor da entrada R$:

Ano de abertura: 1973

Visitantes do ano anterior: 29224

Temática do museu: Artes, Arquitetura e Linguística

Tipologias do acervo: Artes Visuais

O museu possui arquivo histórico. Arquivo aberto para consulta

O museu possui biblioteca. Acervo bibliográfico aberto para consulta

Instrumento de criação: Outro s/n

Possui plano museológico.

A documentação do acervo é feita por: Ficha de catalogação, Listagem Digital (Word, Excel, etc.), Livro de registro/tombo/inventário manuscrito, Software/sistemas de catalogação informatizados

Total de peças inventariadas: 3306

Pessoal

Total de pessoas trabalhando neste museu: 41

Possui de funcionários terceirizados: Sim

Possui estagiários: Sim

Possui voluntários: Sim

Estrutura

Possui regimento interno.

O museu possui acervos com proteção específica e respeita a legislação em vigor e/ou tratados locais, regionais, nacionais ou internacionais relativos à posse de objetos, à ética e à proteção de espécimes vivos e à preservação da natureza.

A instituição submeteu-se ou está se submetendo ao processo de obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

A instituição oferece exposições de longa duração.

A instituição oferece ações educativas.

O museu promove visitas: SOMENTE mediante agendamento

Realiza atividades educativas e culturais para públicos específicos: Estudantes de ensino fundamental, Estudantes de ensino médio, Estudantes universitários, Outro(s), Professores, Terceira idade

Possui instalações e serviços destinados às pessoas com deficiências auditivas e visuais: Guia multimídia (audioguia com monitor), Maquetes táteis ou mapas em relevo do museu, Obras e reproduções táteis, Piso tátil, Textos/etiquetas em braile com informações sobre os objetos em exposição

Possui recursos para atendimento de turistas estrangeiros: Não

Instalações básicas incluem: Bebedouro, Estacionamento, Guarda-volumes, Sanitário, Teatro/Auditório

Endereço

Rua Berta, 111, Vila Mariana
São Paulo, SP (região RM de São Paulo) (Polo SISEM-SP 6)
CEP 04120-040

Horários de abertura ao público