Museu de Arte Brasileira - MAB FAAP

O Conde Armando Alvares Penteado, sem descendentes diretos, deixa em seu testamento instruções para que sua esposa, Dona Annie Penteado, venda parte de suas propriedades para construir em terreno anexo a sua residência o edifício que seria a sede de uma escola de artes e abrigaria também uma pinacotheca para exposição de quadros originais.

 

A partir dessa ideia surge em 1947 a Fundação Armando Alvares Penteado, com prazo de duração indeterminado. Em 1957 a FAAP começaram os tramites para a criação de um museu. O Museu de Arte Brasileira abriu ao público no dia 10 de agosto de 1961 com a mostra Barroco no Brasil.

 

O MAB é um museu de arte particularizado em arte brasileira produzida por artistas brasileiros ou estrangeiros radicados no Brasil, e em arte não brasileira atrelada ao programa de atividades da FAAP tais como Residência Artística, exposições e intercâmbios.

O museu surgiu com a proposta de reunir e conservar um acervo de obras de artistas brasileiros ou estrangeiros aqui radicados.

Com 60 anos de existência, conta atualmente com cerca de 3500 obras dos mais diversos estilos, movimentos e tendências artísticas produzidos no Brasil.

 

O acervo está dividido em três núcleos:

- Acervo: pinturas, esculturas, fotografias, gravuras, vídeos, desenhos

- Moda-MAB: produções de estilistas brasileiros contemporâneos – trajes e aparatos

- Arquivo MAB FAAP: documentos do Conde, plantas, maquetes, arte postal, reproduções, fotografias e documentos do histórico do museu

 

O MAB tem como missão preservar, pesquisar e divulgar a arte brasileira em razão de oferecer ao público conhecimento e valorização do patrimônio artístico-cultural nacional.

Contato

Telefone para contato: (11) 36627198

Email: atendimento.mab@faap.br

Endereço

Rua Alagoas, 903, Higienópolis
São Paulo, SP (região RM de São Paulo) (Polo SISEM-SP 6)
CEP 01242-902

Horários de abertura ao público