Museu das Favelas

O Museu das Favelas nasce em São Paulo, em razão do Decreto Estadual nº 66.194, de 8 de novembro de 2021, constituindo-se enquanto equipamento público da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo. Desde janeiro de 2022, a gestão é realizada pelo IDG – Instituto de Desenvolvimento e Gestão, organização social de cultura. O museu está sediado no Palácio dos Campos Elíseos, edifício tombado e localizado na região central da cidade de São Paulo.


Este museu está em processo de construção coletiva, e para isso, propõe uma série de ações em busca de aproximação, diálogo e reflexão com diferentes interlocutores do país. Buscamos um espaço que nasce ecoando vozes, lutas e memórias das favelas, constituídas através do canto, da fala, da pesquisa, da festa e do jogo, e de tantos que vieram antes de nós. Estamos trabalhando para tornar este museu um local de acolhimento e experiências, para que a partir do encontro possamos juntos construir o chão que queremos pisar e viver.


Somos parte da importante rede de museus do Estado de São Paulo e buscamos nos conectar com pessoas que entendam que o caminho para a mudança precisa passar pelas experiências e memórias das favelas.

Contato

Telefone para contato: (11) 42403355

Email: contato@museudasfavelas.org.br

Endereço

Av. Rio Branco, 1269, Campos Elíseos
São Paulo, SP (região RM de São Paulo) (Polo SISEM-SP 6)
CEP 01205-903

Horários de abertura ao público