Museu Ibaragui Nissui Shounin

O Museu Ibaragui Nissui Shounin foi criado em 2008, visando apresentar a trajetória de vida deste pioneiro monge budista japonês, o primevo a aportar em terras brasileiras, integrando, como auxiliar espiritual, a primeira leva de imigrantes nipônicos a bordo do navio Kasato Maru, que atracou no porto de Santos no dia 18/06/1908.


Sua história de vida no Brasil foi marcada pelo árduo trabalho rural, em diferentes localidades do interior paulista e numa fábrica na capital, associado à superação das perdas de familiares e entes queridos, conectados às suas origens nipônicas. Vencendo as adversidades, altruisticamente iluminou o cotidiano então obscuro dos imigrantes japoneses, esgotados pelo rude trabalho rural, com difusão dos ensinamentos da religião budista Honmon Butsuryu-shu (HBS), estimulando-os à superação das dificuldades inerentes às diferenças culturais e identitárias. Unindo os imigrantes e seus descendentes, fundou templos da HBS em Quatá, Lins, Presidente Prudente, Londrina, São Paulo, Taubaté, Mogi das Cruzes e Rio de Janeiro.


Abarcado em seu tempo histórico, Ibaragui Nissui Shounin sofreu os reflexos da Revolução Constitucionalista de 1932 e, ao final da segunda guerra mundial, no conflito aberto dos nipônicos no Brasil, quando da dualidade dos que acreditavam na vitória ou na derrota do Japão, acabou sendo falsamente acusado de integrar o grupo pró-vitória e detido em Lins e no presídio da Ilha Grande, em 1946.


Sua atuação como líder comunitário e religioso pacificador budista foi reconhecida por meio de títulos recebidos tais como: Comenda Marechal Rondon (Câmara Municipal de São Paulo, 1964); Ordem do Tesouro Sagrado Raios de Prata (Governo Japonês, 1968); Cidadão Linense; Medalha cultural e cívica José Bonifácio de Andrade e Silva (1971); Título honorífico de Cidadão Amigo do Povo (1971).

A homologação de tal reconhecimento público ao legado espiritual de Ibaragui Nissui Shounin (18/12/1886-01/11/1971), se deu 2020, quando foi promulgado o dia 18 de junho (Dia da Imigração Japonesa) como o Dia Oficial do Padroeiro do Budismo no Brasil (Lei nº 17.142), nos Estados de São Paulo e Paraná.


Conforme o exposto acima, o Museu Ibaragui Nissui Shounin visa contribuir para a reflexão acerca da vida dos imigrantes japoneses no Brasil, seu legado espiritual e as contribuições dessa comunidade nipônica para a construção da identidade histórica regional. Desde a sua fundação, o Museu recebe a visita de grupos escolares e público em geral que apreciam, na exposição de longa duração, os itens da cultura material do Padroeiro do Budismo no Brasil. Tais elementos museográficos remetem às suas origens nipônicas e ao seu cotidiano no Brasil, emanando valores religiosos altruístas de um budista que buscava estimular virtudes e o aperfeiçoamento espiritual, isto em prol da solidariedade e harmonia da sociedade brasileira.

Contato

Telefone para contato: (14) 35222457

Email: templotaissenji@gmail.com

Endereço

Rua Nove de Julho, 50, Centro
Lins, SP (região Bauru) (Polo SISEM-SP 2)
CEP 16400-110

Horários de abertura ao público