Museu Municipal Elisabeth Aytai


O Museu Municipal Elisabeth Aytai foi fundado pelo etnógrafo hungaro Desidério Aytai, em 5 de novembro de 1988, sendo criado oficialmente após dois anos através da lei municipal nº 307 de 29 de novembro de 1990 e leva o nome de sua esposa como forma de homenagem. Além desse museu, ele trabalhou na fundação e organização de outros museus nacionais e internacionais (como o Museu do homem em Paris, o museu da PUC Campinas, um museu em Washington D.C. entre outros), também ministrou aulas e realizou palestras voltadas para a engenharia, arqueologia, museologia e antropologia em universidades.

Elisabeth Aytai atuava ativamente junto ao marido nas viagens e escavações, durante sua trajetória o casal visitou aldeias e comunidades indígenas de diversas etnias por todo o Brasil, dentre elas podemos citar os Xavantes, Nambiquara, Karajá, Mamaindê e Bororó, essas visitas tinham como objetivo pesquisas antropológicas que eram desenvolvidas por Desidério e resultaram em um acervo rico com essa temática. O casal Aytai também realizou e participou de muitas escavações arqueológicas em Monte Mor e outras cidades do país, em escavações realizadas nos sítios Tapajós e Rage Maluf, em nossa cidade, Elisabeth encontrou uma urna funerária indígena da etnia Tupi Guarani, a mesma foi restaurada e se encontra em exposição no museu. O edifício que abriga a instituição foi projetado pelo próprio fundador, que também era engenheiro e imaginou o museu como um local moderno e que estivesse em movimento, durante sua trajetória a instituição teve mais de 40 exposições realizadas, muitas delas itinerantes (eram emprestadas principalmente para escolas).

As viagens e estudos do Dr. Desidério Aytai originaram um acervo rico, contendo itens de mais de 20 etnias indígenas brasileiras diferentes, composto por aproximadamente 119 objetos, 600 a 700 fotografias, cerca de 150 documentos, manuscritos e livros sobre as diversas etnias estudadas e visitadas por ele. Recebemos desde a fundação do museu diversos pesquisadores e estudantes que buscavam esse acervo para realização de estudos. 



Contato

Telefone para contato: (19) 38792174

Email: museu.elisabethaytai@gmail.com

Endereço

Rage Maluf, 101, Centro
Monte Mor, SP (região Campinas) (Polo SISEM-SP 4)
CEP 13190-027

Horários de abertura ao público