Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC-USP)

O Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da Universidade de São Paulo localiza-se no centro da cidade de São Carlos, instalado em um prédio histórico. Integra ainda o CDCC, o Observatório Astronômico Dietrich Schiel, cujo prédio está instalado na área 1 do Campus da USP em São Carlos.


O objetivo principal do CDCC é o estabelecimento de um vínculo entre a Universidade e a Comunidade, facilitando o acesso da população aos meios e aos resultados da produção científica e cultural da Universidade. Para tanto, promove e orienta atividades que visam despertar nos cidadãos, em especial nos jovens, o interesse pela ciência e pela cultura.


O CDCC possui espaços de exposição que abordam e integram as áreas de Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia) que são abertos à visitação do público espontâneo e grupos escolares com agendamento prévio. Os locais de visitação incluem dois jardins temáticos, o “Jardim da Percepção” (edifício sede) e o “Jardim do Céu na Terra” (este na área 1 da USP), o Espaço de Física e o Observatório. O CDCC também mantém um programa de visitas monitoradas a campo, para locais como a Trilha da Natureza (na UFSCar) e o Quintal Agroecológico do CDCC.


Além dos espaços permanentes de exposição, o CDCC oferece exposições itinerantes, sendo as mais recentes "São Carlos por suas Bacias" e "Bicho, quem te viu, quem te vê!".


Aos professores do ensino fundamental e médio, o CDCC oferece cursos e orientação específica nas áreas de química, física, matemática, biologia, educação ambiental e astronomia, o que possibilita a atualização de seus conhecimentos e torna disponíveis materiais instrucionais, equipamentos e a capacidade científica e tecnológica da Universidade de São Paulo. Destacam-se ainda como outras formas de atendimento ao público o empréstimo de kits da Experimentoteca, a Biblioteca, o Cineclube e a sala de acesso à Internet.

Contato

Telefone para contato: (16) 33739772

Email: diretoria@cdcc.usp.br

Endereço

Rua Nove de Julho, 1227, Centro
São Carlos, SP (região Central) (Polo SISEM-SP 3)
CEP 13560-042

Horários de abertura ao público