Associação Desportiva e Cultural Capoeira Besouro Mangangá

Desde que o processo de patrimonialização da Capoeira ganhou notoriedade, ações foram desenvolvidas nacionalmente pelo IPHAN, em parceria com a Fundação Palmares e posteriormente, as ações foram descentralizadas.


No entanto, o apoio e o fomento da Salvaguarda da Roda de Capoeira e do Ofício dos Mestres de Capoeira não ganhou o devido impulso e as diretrizes para a Salvaguarda dos bens culturais reconhecidos como patrimônios culturais brasileiros podem a partir do Edital ProAC viabilizar medidas que visam garantir a viabilidade do patrimônio cultural imaterial, tais como a identificação, a documentação, a investigação, a proteção, a promoção, a valorização, a transmissão - essencialmente por meio da educação formal e não formal e a revitalização deste patrimônio em seus diversos aspectos.


Por ser a Capoeira Besouro Mangangá a primeira academia de Capoeira do Vale do Paraíba, tendo completado 50 anos em 2021, o Ponto de Cultura precisa inventariar as fontes históricas reunidas ao longo de sua trajetória e disponibiliza-las ao público.


Ao longo de meio século foram reunidos inúmeras fontes históricas, em diferentes suportes. Recentemente a antiga "Academia" tornou-se uma Associação, um Ponto de Cultura e está atualmente cadastrando-se junto ao SISEM-SP - Sistema de Museus dos Estado de São Paulo.


Desde 2011, a Capoeira Besouro Mangangá é parceira em ações pontuais junto ao Museu de Esportes de São José dos Campos, porém, como ela possui um acervo próprio, necessita desenvolver a preservação e digitalização de seu acervo e a partir disso as ações de difusão e divulgação institucional, servindo como referência para muitas outras instituições, principalmente de capoeira que não possuem referência do quão importante é a capacitação de seus membros para atividades específicas no campo museológico e na salvaguarda da capoeira.


Já temos no momento programações regulares de visitas mediadas, um setor educativo que desenvolve oficinas sazonais e a organização sistemática do acervo histórico, permitirá com que outras atividades, tantos de exposição dentre outros produtos culturais, sejam desenvolvidas.

Contato

Telefone para contato: (12) 32076790

Email: capoeirabesouromanganga@gmail.com

Endereço

Rua Maria Francisca Froes, 171, Jardim São Dimas
São José dos Campos, SP (região São José dos Campos) (Polo SISEM-SP 7)
CEP 12245-410

Horários de abertura ao público