Complexo de Museus Histórico e do Café de Ribeirão Preto

O acervo dos Museus Municipais

O acervo dos Museus Municipais de Ribeirão Preto é formado por cerca de 6.000 objetos que incluem coleções sobre a História do Café, a História de Ribeirão Preto, obras de arte, numismática (incluindo moedas romanas de 2.000 anos), etnologia indígena, mineralogia, mobiliário, tecnologia do trabalho, entre outras.

Todo esse acervo está sendo catalogado e fotografado, passando por um diagnóstico das necessidades de conservação e restauro.

Mobiliário:

Entre as peças mais importantes dessa coleção encontram-se móveis da Companhia Mogiana, feitos especialmente para receber a visita do Imperador D. Pedro II.

Outra peça de relevante importância é a banheira em mármore de Henrique Dumont, pai de Santos Dumont.

Coleção de veículos de tração animal:

Composta por troles, semitroles, charretes e carros de boi de vários tamanhos, essa coleção é representativa dos meios de transporte do final do século XIX e início do século XX.

Imagem e som:

Os Museus guardam uma variedade de rádios e outros objetos da coleção de imagem e som.

Mineralogia:

Coleção composta por rochas e minerais dos mais variados tipos e regiões. Uma das peças mais procuradas pelos visitantes é o meteorito de MG.

História do Café:

Coleção formada pelas mais variadas e representativas peças referentes ao período áureo da cafeicultura, quando Ribeirão Preto era conhecida como a “Capital do Café”

Coleção plásticas acadêmicas:

A coleção de pinturas da plástica acadêmica revela o valor artístico de artistas da região e do interior de Estado de São Paulo, valorizando o acervo e colocando-o em lugar de destaque com relação aos museus paulistas.

Esculturas:

Com uma das maiores coleções em gesso, incluindo bustos, estátuas, máscaras, entre outras, caracterizadas como os moldes originais representativos da arte escultórica, pelas mãos de grandes artistas como Rodolfo Bernardelli, que mantiveram a presença viva de figuras ilustres da primeira metade do século XX.

Etnologia e arqueologia indígena:

Esta seção dos Museus Municipais é formada por urnas funerárias, objetos religiosos e de uso pessoal, além de armas como machadinhas e flechas. Os objetos são representativos do cotidiano indígena no Brasil

História Natural:

Relevante coleção de animais taxidermizados e elementos das ciências biológicas que compõe o programa de educação ambiental dos Museus.

Numismática:

A coleção de numismática do Museu Histórico é significativa por sua variedade e valor histórico, formada por moedas e notas de vários países e períodos, tendo como principal atração a coleção de moedas do Império Romano.

Tecnologia do trabalho:

Composta por uma variada gama de objetos do final do século XIX e início do século XX, relacionados ao cotidiano do trabalho e a evolução tecnológica no campo e na cidade.

Contato

Telefone para contato: (16) 36331986

Email: museudocafe@cultura.pmrp.com.br

Endereço

Avenida Professor Doutor Zeferino Vaz, S/N, Vila Monte Alegre
Ribeirão Preto, SP (região Ribeirão Preto) (Polo SISEM-SP 3)
CEP 14040-020

Horários de abertura ao público

Nenhum horário