Museu da Inclusão

O Museu da Inclusão é uma unidade museológica da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, gerido pela Abaçaí Cultura e Arte, que tem por missão preservar, pesquisar e comunicar a memória de luta do movimento social e político das pessoas com deficiência no estado de São Paulo e suas ressonâncias no Brasil. Como Memorial da Inclusão, O Museu foi aberto ao público em 03 de dezembro de 2009, por meio da sua primeira exposição: Caminhos da Pessoa com Deficiência. Essa exposição foi articulada colaborativamente entre os membros e lideranças atuantes desde 1981, que possuíam documentos e registros sobre o processo de mobilização e articulação do movimento da pessoa com deficiência durante o final dos anos de 1970 e 1980.


A exposição foi montada no foyer da então recém criada Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), sediada no edifício antes ocupado pelo Parlamento Latino Americano (Parlatino), edificação que compõe o conjunto arquitetônico do Memorial da América Latina.

Cabe registrar que esse grupo já havia ensaiado iniciativas pontuais na tentativa de registrar a memória da sua articulação para institucionalização de direitos para a pessoa com deficiência no Estado de São Paulo. Além disso, publicizaram sua atuação no Brasil conectada ao Ano Internacional da Pessoa com Deficiência articulada pela Organização das Nações Unidas (ONU).


A exposição Caminhos da Pessoa com Deficiência, que está há dez anos montada no foyer da Secretaria, já passou por manutenção no mobiliário e suporte expositivo, mas nenhuma revisão ou alteração discursiva. Foi por meio dessa exposição que o Memorial começou a atribuir funções educativas, comunicacionais e, inclusive, a aquisição de acervo. O que esboçou precedentes museológicos e a necessidade de qualificação com relação ao acondicionamento das coleções, os métodos expositivos, a definição de novos espaços, a recepção e o contato com o público e a necessidade de pessoal permanente e especializado.


Nos últimos 10 anos, o Memorial percorreu um caminho que o consolidou como uma instituição de guarda, preservação e comunicação da memória da pessoa com deficiência no Estado de São Paulo, bem como, uma instituição atenta e precursora nas práticas de acessibilidade e inclusão no campo dos Museus.

O Decreto Estadual nº 63.892/2018 que cria o Memorial da Inclusão foi o primeiro passo dado pela SEDPcD para a formalização de uma instituição museológica. Formalizar esse processo por meio de um decreto, atribuindo institucionalidade e perenidade à política pública desenvolvida é o primeiro passo de um caminho de aprimoramento e adequações ainda longo que deverá ser acompanhado pelo Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM/SP).


Detalhamento sobre os temas abordados nas exposições e em outras de suas programações culturais


Uma vez que as informações sobre as exposições já foram listadas no item anterior, segue abaixo as informações sobre a programação cultural do museu.


Delimitar as fronteiras do museu entre setor de eventos e uma verdadeira unidade museológica da SEDPcD que preserva, pesquisa e comunica o patrimônio do movimento social e político pela luta dos direitos por inclusão social das pessoas com deficiência no estado de São Paulo é o grande desafio. Nos últimos dez anos, sem linhas de ação museológica definidas, sem orientação clara e uso indiscriminado para fins eleitoreiros, o museu operou eventos e apenas geriu questões muito tangenciais no campo das pessoas com deficiência e sua intersecção com o patrimônio cultural. Ainda com muitos desafios estruturais e institucionais, desejamos que o museu realize eventos que estejam diretamente e estreitamente ligados ao seu campo de atuação e que sejam vetores de reflexão e produção de conhecimento. Nesse intuito, segue abaixo, a programação e temas interseccionais que operamos no último ano:


1) Diálogos e (re)conexções

O projeto consiste em um conjunto de atividades que busca debater questões sociopolíticas do passado e atuais por meio de diferentes formatos, tais como palestras, lançamento de livros, apresentação de filmes e peças de teatro etc. Em todas as atividades terão protagonismo integrantes do movimento social da pessoa com deficiência da década de 1970, 1980 e 1990 agentes que mobilizam direitos do campo na atualidade. Esse programa deverá estar conectado diretamente às áreas de pesquisa e coleta de testemunhos

.

2) Semana de Museus (Maio)

Participação do Programa da Semana Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM/MinC, por meio da realização de atividades como palestras, seminários, oficinas etc. de acordo com os temas propostos pelo Programa. Realizado uma vez por ano, no mês de maio.


3) Jornada do Patrimônio

Evento de programação participativa organizado pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo por meio do Departamento de Patrimônio Histórico (DPH) e tem como intuito sensibilizar o público para a valorização dos patrimônios culturais dos municípios do Estado, por meio de visitas monitoradas, debates, atividades e ações gratuitas voltadas às tradições locais. Muitas escolas estaduais promovem visitas guiadas e trabalhos escolares, em matérias normais ou em disciplinas eletivas, para aproximar os estudantes dos patrimônios históricos e culturais de São Paulo.


4) Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro)

Oficialmente, a data foi criada a partir do decreto de lei nº 11.133, de 14 de julho de 2005, mas já era celebrada a nível extraoficial desde 1982. A esta data foi criada com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.


5) Primavera dos Museus (Setembro)

Participação do Programa da Semana Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM/MinC, por meio da realização de atividades como palestras, seminários, oficinas etc. de acordo com os temas propostos pelo Programa. Realizado uma vez por ano, no mês de setembro.


6) Sonhar o Mundo (dezembro)

É uma ação da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa que visa articular o campo museal para o debate e aproximação dos direitos humanos. A ação é realizada no Dia Internacional dos Direitos Humanos, 10 de dezembro.


7) Processos Museológicos Acessíveis 

Evento científico do museu que debate o desempenho da cadeia operatória da museologia sob o olhar da acessibilidade e inclusão.


8) Virada Inclusiva (dezembro)

Evento que promove e incentiva a participação conjunta de pessoas com e sem deficiência em ações inclusivas por meio de uma ampla rede de parceiros e colaboradores voluntários, que realizam atividades culturais, esportivas e de lazer.


Contato

Telefone para contato: (11) 52123700

Email: contato@museudainclusao.org.br

Instituição

Instituição é Pública, Estadual

Valor da entrada R$:

Ano de abertura: 2009

Visitantes do ano anterior: 3671

Temática do museu: História

Tipologias do acervo: História, Imagem e Som

O museu possui arquivo histórico.

Instrumento de criação: Decreto 63.892

A documentação do acervo é feita por: Software/sistemas de catalogação informatizados

Total de peças inventariadas: 0

Há ações de preservação de patrimônio imaterial.

Pessoal

Total de pessoas trabalhando neste museu: 27

Possui de funcionários terceirizados: Não

Possui estagiários: Sim

Possui voluntários: Não

Estrutura

A instituição submeteu-se ou está se submetendo ao processo de obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

A instituição oferece ações educativas.

O museu promove visitas: SOMENTE mediante agendamento

Realiza atividades educativas e culturais para públicos específicos: Estudantes de ensino fundamental, Estudantes de ensino médio, Estudantes universitários, Indígenas, quilombolas ou outras comunidades tradicionais, Pessoas com deficiência, Pessoas em situação de vulnerabilidade social, Professores, Terceira idade, Turistas estrangeiros, Turistas nacionais

Possui infraestrutura para atender visitantes que apresentam dificuldades de locomoção: Corrimãos nas escadas e rampas, Elevador adaptado, Sanitário adaptado, Telefone público adaptado, Vaga de estacionamento exclusiva para deficientes, Vaga de estacionamento exclusiva para idosos

Possui instalações e serviços destinados às pessoas com deficiências auditivas e visuais: Guia multimídia (audioguia com monitor), Piso tátil, Sinalização em braile, Maquetes táteis ou mapas em relevo do museu, Obras e reproduções táteis, Tradutor em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras)

Possui recursos para atendimento de turistas estrangeiros: Não

Instalações básicas incluem: Estacionamento, Sanitário, Teatro/Auditório, Bebedouro

Endereço

Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564, Barra Funda
São Paulo, SP (região RM de São Paulo) (Polo SISEM-SP 6)
CEP 01156-001

Horários de abertura ao público