Museu de Arte Sacra de São Sebastião

MUSEU DE ARTE SACRA DE SÃO SEBASTIÃO


           Em 1969, o CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Arqueológico do Estado de São Paulo) tombou a Capela de São Gonçalo. Seu precário estado de conservação, fez com que, em 1978, fossem iniciadas obras de restauração. Em 1980, decidiu-se que aí seria o Museu de Arte Sacra de São Sebastião. Apoiada pelas autoridades eclesiásticas e municipais, a Secretaria de Cultura do Estado, através do CONDEPHAAT, montou o museu com acervo da Paróquia de São Sebastião. Cerca de dez anos depois, a falta de manutenção adequada fez com que a Capela e o Equipamento do Museu necessitassem de obras novamente. Com a criação de uma estrutura municipal de Patrimônio Histórico Cultural, em 1992, foi possível coordenar um trabalho de reestruturação do Museu com o apoio de técnicos do CONDEPHAAT E IPHAN (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

           As obras realizadas em 1996 procuraram devolver a integridade do monumento, sanando problemas de fissuras, cobertura, ataque de insetos xilófagos. A doação de novas peças, a recuperação da Porta do Passo e a colaboração da Igreja Matriz tornou possível a revitalização do acervo.

           Em 2001, a Capela novamente passa por obras, complementando-se agora o restauro necessário ao prédio, como a recomposição da pintura a cal, revisão dos equipamentos elétricos, adequando-os a museografia, instalação de rufos e subcobertura, recuperação de batentes e restauro do altar-mor.

           O aparecimento de imagens de barro do século XVII, durante as obras de restauro da Igreja Matriz (monumento do século XVII), enriquecem a exposição, que teve seu projeto museológico e museográfico renovado.

Contato

Telefone para contato: (12) 38922815

Email: cultura@fundass.com.br

Endereço

Rua Sebastião Silvestre Neves, s/n, Centro
São Sebastião, SP (região São José dos Campos) (Polo SISEM-SP 7)
CEP 11608-614

Horários de abertura ao público

Nenhum horário