Casa do Olhar Luiz Sacilotto
open_in_new Visitar websiteA Casa do Olhar Luiz Sacilotto oferece e incentiva a produção e reflexão artística a respeito das artes visuais, em especial das artes plásticas em Santo André. O Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto é sua principal atividade cultural, por meio da qual o equipamento se tornou referência na cidade e na região, tanto para artistas quanto para a população em geral.
A Casa também é responsável pela programação das suas salas de exposições, Bienal de Gravura, pelo Salão de Exposições do Paço, além de mostras itinerantes de artes plásticas pela cidade. A agenda do espaço é recheada de palestras, workshops, exposições, cursos e debates que se afinam ao pensamento contemporâneo.
A história do imóvel na Rua Campso Sales, 414, Centro, onde a Casa do Olhar está instalada tem origem em meados da década de 1920. Foi construída como residência de Bernardino Queiroz dos Santos, que morou no local com sua esposa, Paschoalina Guazelli. Após a morte de Paschoalina, a casa ficou como herança para Olga Guazelli, que viveu no local com o marido. Na década de 1950, a Prefeitura mostrou interesse em instalar no imóvel o Museu Histórico de Santo André. O prédio foi considerado de utilidade pública e desapropriado em 1968, mas outros órgãos municipais ocuparam o espaço. A Casa do Olhar é oficialmente inaugurada em 13 de novembro de 1992.
Em meados de 1993, o equipamento cultural foi desativado e no seu endereço foi instalada o Departamento de Promoção Social. Em seguida ocupou o mesmo prédio Casa da Palavra, de onde surgiu o nome “Casa do Olhar e da Palavra”e abrigou eventos de artes plásticas e de literatura até o início de 1998, quando voltou ao antigo endereço.
A Casa do Olhar Luiz Sacilotto conserva e preserva mais de 500 obras da arte contemporânea brasileira. Este acervo começou a ser formado em 1968 quando foi realizado o primeiro Salão de Arte Contemporânea de Santo André. Durante as 41 edições da mostra, a Prefeitura adquiriu obras da maior importância para a história do estilo. O acervo municipal é composto por obras de Luiz Sacilotto, João Suzuki, Hans Grudzinski, Aldemir Martins, Antônio Henrique do Amaral, Thomas Ianelli, dentre muitos outros nomes que compõem o cenário nacional da arte contemporânea de quatro décadas.
Contato
Telefone para contato: (11) 49927730
Email: casadoolhar@santoandre.sp.gov.br
Endereço
Rua Campos Sales,
414,
Centro
Santo André,
SP
(região RM de São Paulo)
(Polo SISEM-SP 6)
CEP 09015-200