Museu de Arte Contemporânea Itajahy Martins

Histórico

O Museu de Arte Contemporânea de Botucatu inaugurado em 8 de abril de 1984 na Rua Dr. Costa Leite, 616. Teve a primeira exposição, impulsionada pelo botucatuense e artista plástico Itajahy Martins. A artista Maria Amélia Piza foi a primeira diretora da instituição, neste mesmo ano era também Chefe do Departamento de Cultura municipal. Esta exposição apresentou obras dos maiores gravuristas à época e da atualidade como Aldemir Martins, Maria Bonomi, Livio Abramo, Marcelo Grasmann, Laurita Salles entre outros. 

Foram realizadas várias exposições de artistas locais e da região, a partir desta data e, em 1986 o Prefeito Municipal decretou a Lei nº 2554 de 16 de julho que regulamentou a existência do Museu. Em 1991, com o falecimento do Itajahy Martins, a cidade de Botucatu também não poderia deixar de prestar justa homenagem, ao idealizador e empreendedor do então Museu de Arte, que passou a se chamar Museu de Arte Contemporânea Itajahy Martins, mas conhecido como MAC.

Ao longo dos anos o museu mudou-se de endereço, sendo abrigado em vários pontos da cidade. Em dezembro de 2005 foi instalado na edificação maior do Espaço Cultural, construída em 1967, com arquitetura assinada por Nadir Curi Mezerani, botucatuense, também artista plástico, com gravura pertencente ao acervo do MAC. Desde a sua inauguração, foram realizadas diversas exposições de artistas locais e da região. Sendo o museu mais antigo de Botucatu.

Desde 8 de agosto de 2019 o MAC passou a ocupar o primeiro andar da Pinacoteca Fórum das Artes. O MAC possui um acervo de aproximadamente 300 peças em desenho, pintura, gravura, fotografia, escultura e objetos de renomados artistas plásticos, de âmbito nacional e internacional. O acervo adquirido pela campanha de aquisição de obras, inicialmente foi organizado por Itajahy e teve continuidade com a doação de uma obra solicitada a todo artista que realize exposição no MAC.

Descrição da Instituição Museológica

O Museu de Arte Contemporânea Itajahy Martins - MAC depois de ocupar diversos lugares da cidade conseguiu um lugar fixo no novo museu de arte de Botucatu, a Pinacoteca Fórum das Artes. Localizada no centro da cidade no antigo fórum, reformado pelo arquiteto Álvaro Razuk que o adaptou para ser um museu de excelência nos modelos dos museus internacionais.

O MAC possui 3 salas expositivas:

1.      Exposição de longa duração – atualmente Diálogo em Contexto com obras do acervo;

2.      Exposição permanente - Memorial Itajahy Martins - dedicada ao artista fundador do museu.

3.      Exposição temporária – sala.

Possui também uma reserva técnica especializada com o acervo acondicionado de forma correta. Estamos atualmente catalogando as obra para serem inseridas na plataforma Tainacan usado por diversos museus.

Atuação do museu

Museu de Arte Contemporânea Itajahy Martins nasce com uma coleção importante de gravura dos principais gravadores da história da arte brasileira tendo em seu acervo inicial e em sua primeira exposição artistas como: Aldemir Martins (1922- 2006), Laurita Salles (1952), o próprio Itajahy Martins (1927-1991), João Rossi (1923 – 2000), Lívio Abramo (1903 – 1993), Luiz Hermano (1954), Marcelo Grassman (1925 - 2013), Maria Bonomi (1925), Mário Gruber (1927 – 2011), Nadir Curi Mezerani (artista local), Noberto Stori (1946), Odetto Guersoni (1924 -2007).

Ocupou diversos locais da cidade e foi um dos polos de fomento e difusão das artes visuais no município. Itajahy Martins além de artista foi um grande pensador sobre a técnica da gravura no Brasil, tendo escrito diversos livros.

No momento mais recente ele vem atuando como um espaço de reconhecimento de artistas locais e formação de público infanto-juvenil, atendendo escolas públicas e privadas. 


Missão

O Museu de Arte Contemporânea Itajahy Martins dedica-se às artes visuais em Botucatu e no seu diálogo com a cultura local ao colecionar, estudar, preservar, expor e comunicar seu acervo para promover a experiência do público com a arte. Fomentar, estimular a produção artística da região e auxiliar no processo da construção e reconhecimento da identidade através das artes visuais.

Visão

O Museu de Arte Contemporânea Itajahy Martins quer ser reconhecido como um museu de excelência técnica, cultural e educativa no cenário local e nacional. Construir uma política de acervo focado na aquisição da gravura contemporânea. Ser um polo de produção e difusão da gravura na cidade, mantendo o legado construído por Itajahy Martins. Trabalha para ser um espaço democrático com uma programação e visitação que reflitam a diversidade da das artes visuais em Botucatu e região.

Valores

·        Gestão transparente e participativa

·        Zelar pela ética profissional.

·        Valorização da equipe de trabalho.

·        Comprometimento com a comunidade local.

·        Respeitar a diversidade de públicos.

·        Compromisso com o meio ambiente. 

Contato

Telefone para contato: (14) 38111470

Email: macbtu@botucatu.sp.gov.br

Instituição

Instituição é Pública, Municipal

Valor da entrada R$:

Ano de abertura: 1984

Visitantes do ano anterior: 3618

Temática do museu: Artes, Arquitetura e Linguística

Tipologias do acervo: Artes Visuais

O museu possui arquivo histórico. Arquivo aberto para consulta

O museu possui biblioteca. Acervo bibliográfico aberto para consulta

Instrumento de criação: Lei 2554

A documentação do acervo é feita por: Ficha de catalogação, Listagem Digital (Word, Excel, etc.), Livro de registro/tombo/inventário manuscrito

Total de peças inventariadas: 742

Pessoal

Total de pessoas trabalhando neste museu: 11

Possui de funcionários terceirizados: Sim

Possui estagiários: Sim

Possui voluntários: Sim

Estrutura

A instituição submeteu-se ou está se submetendo ao processo de obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

A instituição oferece ações educativas.

O museu promove visitas: Sem necessidade de agendamento

Realiza atividades educativas e culturais para públicos específicos: Estudantes de ensino fundamental, Estudantes de ensino médio, Estudantes universitários, Pessoas com deficiência, Professores, Terceira idade, Turistas nacionais

Possui infraestrutura para atender visitantes que apresentam dificuldades de locomoção: Cadeira de rodas para uso do visitante, Sanitário adaptado, Vaga de estacionamento exclusiva para deficientes, Vaga de estacionamento exclusiva para idosos

Possui recursos para atendimento de turistas estrangeiros: Não

Instalações básicas incluem: Bebedouro, Estacionamento, Guarda-volumes, Sanitário

Endereço

Rua General Telles, 1040, Centro
Botucatu, SP (região Sorocaba) (Polo SISEM-SP 5)
CEP 18600-030

Horários de abertura ao público