Pinacoteca de Mogi das Cruzes

A cidade de Mogi das Cruzes, prima por valorizar as manifestações artísticas. Haja vista o tratamento dado as festas populares e aos edifícios históricos, tais como as Igrejas do Carmo. No mesmo sentido, instalar a Pinacoteca de Mogi das Cruzes num edifício construído em 1860 é valorizar ainda mais o que a cidade entende por necessário preservar.


A Pinacoteca de Mogi das Cruzes nasce após vários encontros realizados pela Secretaria de Cultura com a classe artística, encontros que registraram o grande sonho de criar um equipamento cultural que fosse destinado exclusivamente a exposições de obras de arte. Assim, em 2016 cria-se a Pinacoteca de Mogi das Cruzes, instalando-o junto à Secretaria de Cultura, no Centro Histórico da cidade.


O edifício que data de 1860, construído em taipa, já foi sede da Casa de Câmara e cadeia, possui características do estilo neoclássico, apesar de técnica típica do período colonial – taipa de pilão -, tendo sido edificado pelo construtor Veríssimo Afonso Fernandes. Abrigou a Câmara Municipal até o ano de 1929, quando esta passou a funcionar na Rua José Bonifácio, 35, no prédio que fora residência do Dr. Deodato Wertheimer (demolido nos anos 1970). 


A partir de 1929, o prédio abrigou a Escola Normal, Ginásio do Estado (E.E. Dr. Washington Luis) e, mais tarde, a ETE Pres. Vargas. Nos anos 1980 passou a integrar o conjunto da Diretoria Regional de Ensino e, em 2005, voltou a abrigar equipamentos municipais, através de concessão, em comodato, pelo Governo Estadual.


No período de 2005 a 2016, o prédio abrigou o Arquivo Histórico Municipal e de 2009 a 2015 ali esteve instalada a Biblioteca Municipal Benedicto Sérvulo de Sant’Anna, ambos criados pelo Decreto n.30, de 05 de junho de 1948, do então Prefeito Epaminondas Freire.


A Pinacoteca de Mogi das Cruzes, conta com doze espaços expositivos assim distribuídos: nove espaços internos, um externo, mais dois corredores: inferior e superior, ainda abriga a Secretaria de Cultura, de forma temporária.

O acervo é composto por obras pertencentes à Prefeitura, as quais foram reunidas ao longo dos anos e outras por comodato, numa grandiosa iniciativa participativa da comunidade artística.


Em exposição, são 162 obras de 128 artistas, selecionadas especificamente para o novo equipamento cultural. Há ainda constam 80 obras na reserva técnica.


Os espaços expositivos têm por objetivo homenagear alguns daqueles que, ao longo do tempo contribuíram para a formação artística de Mogi das Cruzes.


Lembrados por artistas da cidade, assim, foram denominadas: Alcino Meirelles Junior, Antonio Giollito Montecelli – Ferri, Antonio Wuo, Antonius Josefus Maria van de Wiel, Darcy Fernandes Cruz, Heraldo Moraes, Idalício da Silva, Íris Piazza Fressato, Maria José Martins de Camargo e Sussumu Aramaki.


A Pinacoteca de Mogi das Cruzes apresenta-se, então, como um presente que vem engrandecer as Artes Plásticas produzidas em Mogi das Cruzes. Um presente para a História de Mogi das Cruzes.

Contato

Telefone para contato: (11) 47986900

Email: culturamogi@pmmc.com.br

Instituição

Instituição é Pública, Municipal

A entrada não é cobrada.

Ano de abertura: 2016

Visitantes do ano anterior: 2431

Temática do museu: Artes, Arquitetura e Linguística

Tipologias do acervo: Artes Visuais

A documentação do acervo é feita por: Ficha de catalogação, Listagem Digital (Word, Excel, etc.)

Total de peças inventariadas: 320

Possui política de aquisição de acervos.

Pessoal

Total de pessoas trabalhando neste museu: 4

Possui de funcionários terceirizados: Sim

Possui estagiários: Não

Possui voluntários: Sim

Estrutura

Possui regimento interno.

A instituição submeteu-se ou está se submetendo ao processo de obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

A instituição oferece exposições de longa duração.

A instituição oferece ações educativas.

O museu promove visitas: SOMENTE mediante agendamento

Realiza atividades educativas e culturais para públicos específicos: Estudantes de ensino fundamental, Estudantes de ensino médio, Estudantes universitários, Pessoas com deficiência, Pessoas em situação de vulnerabilidade social, Professores, Terceira idade, Turistas estrangeiros, Turistas nacionais

Possui infraestrutura para atender visitantes que apresentam dificuldades de locomoção: Cadeira de rodas para uso do visitante, Corrimãos nas escadas e rampas, Elevador adaptado, Rampa de acesso, Sanitário adaptado, Vaga de estacionamento exclusiva para deficientes

Possui recursos para atendimento de turistas estrangeiros: Não

Instalações básicas incluem: Bebedouro, Guarda-volumes, Sanitário

Endereço

Rua Cel Souza Franco, 883, Centro Histórico
Mogi das Cruzes, SP (região RM de São Paulo) (Polo SISEM-SP 7)
CEP 08720-010

Horários de abertura ao público