Museu Paulista da Universidade de São Paulo

Criado por decreto-lei de 1893, o Museu Paulista é a instituição museal mais antiga da cidade e do estado de São Paulo. Nasceu como museu enciclopédico e desde 1989 é um museu especializado em história da cultura material da sociedade brasileira. Sua unidade em São Paulo, conhecida como Museu do Ipiranga, foi aberta ao público em 1895 e sua unidade em Itu, o Museu Republicano "Convenção de Itu", foi inaugurada em 1923.

O acervo localizado em São Paulo reúne mais de 100 mil objetos e imagens, 200 metros lineares de documentação textual e mais de 69 mil livros e periódicos dos séculos XVI ao XX. Esse acervo foi objeto do primeiro tombamento federal ocorrido no estado de São Paulo, realizado em abril de 1938, sendo o edifício sede tombado estadualmente desde 1975 e, como patrimônio nacional, desde 1998.

O acervo localizado em Itu soma 942 objetos, 10.000 imagens, 500 metros lineares de acervo textual, 44763 livros e fascículos de periódicos. O edifício do Museu Republicano foi tombado nacionalmente em 1967.

O Museu Paulista é um museu universitário e como tal está comprometido com a pesquisa associada às suas coleções, que no âmbito dos museus é parte do ciclo curatorial. É essa atividade de pesquisa que permite também a curadoria das exposições realizadas para o público bem como outras tantas mobilizações de seu vasto acervo. O Museu oferece cursos de extensão e disciplinas de graduação e pós-graduação; possui programas de estágio e de iniciação científica e recebe pesquisadores em pós-doutorado e professores visitantes. Integra, juntamente com os outros três museus estatutários da USP, o Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia, único curso do estado de São Paulo que permite a formação de museólogos.

MISSÃO: Promover a educação em todos os níveis e desenvolver atividades de extensão e cultura tendo como referência o patrimônio material que coleta e conserva, por meio da produção de conhecimento científico sobre a formação histórica da sociedade brasileira.

VISÃO: Ser um Museu de História de excelência com foco na cultura material, atuando plenamente na pesquisa, no ensino e na extensão.

Na pesquisa, ser reconhecido pela produção de conhecimento na área de história e cultura material e na área de museologia pelo estabelecimento de sua política de aquisição, conservação, documentação e exposição.

No ensino, ser reconhecido pela maneira transdisciplinar própria e específica dos museus de formar alunos de todos os níveis acadêmico e pela excelência na qualificação profissional no campo da museologia.

Na extensão, pelo potencial de comunicação com a sociedade graças às sedes que ocupa em São e em Itu, que permitem a realização de exposições e eventos culturais e acadêmicos de caráter público e de grande impacto social e formativo.

VALORES

• Caráter universitário e público;

• Excelência;

• Inclusão como ferramenta de desenvolvimento humano;

• Respeito à diversidade;

• Sustentabilidade financeira, ambiental e social como princípio norteador de suas ações;

• Valorização, proteção e apropriação do patrimônio cultural;

• Ética;

• Transparência.

Com seu espaço de exposições em São Paulo fechado para obras de restauro e ampliação desde 2013, o Museu Paulista prepara atualmente seu novo programa expositivo, que será inaugurado em 2022, sendo composto por exposições de curta-duração e também por exposições de longa-duração, que serão dedicadas aos dois eixos temáticos denominados Para Entender a Sociedade e Para Entender o Museu.

Contato

Telefone para contato: (11) 20658001

Email: mp@usp.br

Endereço

Rua dos Patriotas, 100, Ipiranga
São Paulo, SP (região RM de São Paulo) (Polo SISEM-SP 6)
CEP 04207-030

Horários de abertura ao público

Nenhum horário