Capela de São Miguel Arcanjo

Templo religioso mais antigo entre os existentes na cidade de São Paulo, à primeira vista esta singela igreja localizada no bairro de São Miguel Paulista não revela a dimensão de sua relevância histórica, artística e cultural, tanto para a comunidade local, quanto para a cidade e para o povo brasileiro. Fundada em 1560 pelo Padre José de Anchieta, com o intuito de evangelizar os índios guaianazes recém estabelecidos na região, a Capela de São Miguel Arcanjo – ou Capela dos Índios , como é chamada pelos moradores do entorno – é um marco da colonização local, da chegada dos jesuítas e da presença da Igreja Católica no Brasil.


Posteriormente demolida e reconstruída em 1622 por um carpinteiro espanhol e com o auxílio de mãos indígenas, a Capela tornou-se um dos primeiros bens tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), há 80 anos. O IPHAN também foi responsável, em 1940, pelas primeiras obras de restauração da igreja, que passou por diversos reparos nos últimos 400 anos, tornando-a um dos raros exemplares do século 17 a manter suas características praticamente intactas.


O último restauro, realizado de 2006 a 2010 pela Diocese de São Miguel Paulista e da proponente Associação Cultural Beato José de Anchieta (ACBJA), não só revitalizou sua arquitetura histórica, como também revelou e recuperou vários elementos artísticos e ornamentos que até então estavam escondidos ou deteriorados pelo tempo. Entre eles estão as pinturas murais feitas em taipa de pilão, encontradas atrás dos altares laterais da nave principal, exemplares únicos da arte jesuítica e do período colonial paulista, sem precedentes nesse estado de conservação.


O Museu, mantido pela Capela de São Miguel Arcanjo, contempla esses elementos e oferece ao visitante uma imersão artístico-cultural em sua própria história, permitindo que ele reconheça a edificação como uma legítima herança da arte, cultura e religião paulista, sem descaracterizar sua secular e ainda atual função de templo dedicado à espiritualidade cristã.


Atualmente, a Capela mantém duas vocações: a religiosa e a cultural. No que tange à sua vida religiosa, oferece à comunidade celebrações como qualquer igreja. É muito procurada por ser local ideal para um casamento mais discreto e com poucos convidados; para se realizar um batizado individual, apenas para os familiares e convidados; e as Santas Missas acontecem todos os sábados às 19h.

Contato

Telefone para contato: (11) 20323921

Email: museu.capelasaomiguel@gmail.com

Endereço

Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, 10, São Miguel Paulista
São Paulo, SP (região RM de São Paulo) (Polo SISEM-SP 6)
CEP 08011-010

Horários de abertura ao público