Museu da Cidade (Campinas)

Museu da Cidade foi criado em 1992, através da fusão do acervos acervos histórico, etnográfico, arqueológico e folclórico que eram geridos pelo Museu Histórico e Museu do Folclore, extintos após essa fusão de acervos.


Voltado para preservação, difusão e pesquisa da história de Campinas, o Museu da Cidade compreende a construção social da cidade como dinâmica e com a participação de diversos agentes históricos, desde o movimento das bandeiras, a cultura indígena presente ainda na atualidade, os escravizados, imigrantes de diversos países, como os fluxos migratórios de diversos Estados para Campinas e seu em torno.


Busca promover ações educativas de reconhecimento da identidade do cidadão em relação ao seu espaço geográfico e cultural.


Duas exposições de longa duração apresentam parte do eclético acervo do museu, uma enfatiza os aspectos da formação sócio cultural da cidade e outra apresenta o acervo etnográfico indígena e suas relações com a população indígena urbana atual na cidade.


Há programas educativos como "Encontros com a Cidade", para difusão de pesquisas sobre temas da cidade; Programa Caminhada Histórica, um passeio pelo centro histórico da cidade; programas de estágio; difusão das exposições através de vídeos documentários no canal do youtube do museu da cidade, além das monitorias para diversos níveis de grupos de estudantes e público geral.


Temos o setor de documentação do acervo e sua preservação.

Contato

Telefone para contato: (19) 32313387

Email: museudacidade@campinas.sp.gov.br

Endereço

Avenida Heitor Penteado, 2145, Taquaral
Campinas, SP (região Campinas) (Polo SISEM-SP 4)
CEP 13087-000

Horários de abertura ao público