Museu do Folclore de São José dos Campos

O Museu do Folclore de São José dos Campos foi criado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) em 1987, atendendo solicitação da antiga Comissão Municipal de Folclore da entidade, formada por pesquisadores, educadores, agentes culturais e pessoas interessadas no estudo sobre o folclore.


MISSÃO

Sua missão é desenvolver ações de salvaguarda, divulgação, formação e informação, valorizando o folclore da região de São Jose do Campos, Vale do Paraíba e Litoral Norte; e contribuindo para o fortalecimento da identidade cultural e formação da cidadania.


HISTÓRICO

  • 1986 – Criação da Comissão Municipal de Folclore da FCCR, formada por pesquisadores, educadores, agentes culturais e interessados nos estudos sobre o folclore.
  • 1987 – A Fundação Cultural cria o Museu do Folclore de São José dos Campos, atendendo proposta da antiga Comissão Municipal de Folclore.
  • 1992 – Instalação provisória do museu na Igreja São Benedito, com acervo de 203 peças.
  • 1997 – O Museu do Folclore ganha instalação definitiva no Parque da Cidade, por meio da Lei de Incentivos Fiscais (LIF) à Cultura.
  • 2000 – A FCCR assume gestão do museu em parceria com o Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP).
  • 2014 – O CECP vence edital e assina convênio de gestão com a FCCR, que durou até maio de 2018.
  • 2018 – O CECP concorre e vence novo edital para realizar a gestão do Museu do Folclore, a partir de setembro de 2018, conforme Termo de Colaboração assinado com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo.


EXPOSIÇÃO PERMANENTE

O Museu do Folclore possui uma exposição permanente denominada ‘Patrimônio Imaterial: Folclore e Identidade Regional’, criada em 2006 sob curadoria do museólogo Raul Lody. Ela é composta por diferentes objetos, imagens, fotos e vídeos relacionados à cultura popular da região e do Brasil, organizados em diferentes ambientes: Sala São José dos Campos, Sala das Tecnologias, Sala Religiosidade, Sala Festas, Sala Santos de Fé, Sala Identidades e Sala Panelas do Vale.


SALA DE EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS


RESERVA TÉCNICA

O Museu do Folclore possui uma reserva técnica dividida em dois ambientes: Orgânica e Inorgânica. O local permite, além da armazenagem do acervo não exposto, consultas para fins de pesquisa e documentação, tratamentos de higienização e pequenos reparos. Reserva Orgânica: estão os objetos feitos em madeira, fibras e tecidos. Reserva Inorgânica: ficam os objetos de metal, pedra e argila (tradicional arte do Vale do Paraíba).


BIBLIOTECA

A Biblioteca do Museu do Folclore é especializada em cultura popular, com acervo formado por livros, material em áudio, vídeo, fotos e mais de 2.300 documentos.


BRINQUEDOTECA

A brinquedoteca do Museu do Folclore foi inaugurada em maio de 2013 e é destinada a crianças em idade pré-escolar e alunos do ensino fundamental. Tem em seu acervo quase 200 brinquedos populares criados por artistas e artesãos de São José dos Campos, da Região Metropolitana do Vale e de outros estados brasileiros, além de livros infantis, CDs e DVDs voltados à cultura popular.


PROJETOS E PROGRAMAS

  • Ação Educativa
  • Ciclo de Natal
  • Coleção Cadernos de Folclore
  • Dialogando com o Folclore
  • Museu Vivo
  • Ouvindo por acaso
  • Primavera de Museus 
  • Semana de Museus

Contato

Telefone para contato: (12) 39247318

Email: contato@museudofolclore.org

Instituição

Instituição é Pública, Municipal

A entrada não é cobrada.

Ano de abertura: 1987

Visitantes do ano anterior: 34470

Temática do museu: Antropologia e Arqueologia

Tipologias do acervo: Antropologia, Artes Visuais, Imagem e Som, Virtual, Etnografia

O museu possui arquivo histórico. Arquivo aberto para consulta

O museu possui biblioteca. Acervo bibliográfico aberto para consulta

Instrumento de criação: Ata de reunião Ata 214/1996

Possui plano museológico.

A documentação do acervo é feita por: Software/sistemas de catalogação informatizados, Ficha de catalogação

Total de peças inventariadas: 3700

Há ações de preservação de patrimônio imaterial.

Possui política de aquisição de acervos.

Possui política de descarte de acervos.

Pessoal

Total de pessoas trabalhando neste museu: 23

Possui de funcionários terceirizados: Sim

Possui estagiários: Sim

Possui voluntários: Sim

Estrutura

Possui estatuto.

O museu possui acervos com proteção específica e respeita a legislação em vigor e/ou tratados locais, regionais, nacionais ou internacionais relativos à posse de objetos, à ética e à proteção de espécimes vivos e à preservação da natureza.

A instituição submeteu-se ou está se submetendo ao processo de obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

A instituição oferece exposições de longa duração.

A instituição oferece ações educativas.

O museu promove visitas: SOMENTE mediante agendamento

Realiza atividades educativas e culturais para públicos específicos: Estudantes de ensino fundamental, Estudantes de ensino médio, Estudantes universitários, Pessoas em situação de vulnerabilidade social, Professores, Terceira idade, Pessoas com deficiência

Possui infraestrutura para atender visitantes que apresentam dificuldades de locomoção: Cadeira de rodas para uso do visitante, Corrimãos nas escadas e rampas, Rampa de acesso, Sanitário adaptado

Possui instalações e serviços destinados às pessoas com deficiências auditivas e visuais: Guia multimídia (audioguia com monitor), Maquetes táteis ou mapas em relevo do museu, Textos/etiquetas em braile com informações sobre os objetos em exposição

Possui recursos para atendimento de turistas estrangeiros: Não

Instalações básicas incluem: Bebedouro, Guarda-volumes, Sanitário, Estacionamento

Endereço

Avenida Olivo Gomes, 100, Santana
São José dos Campos, SP (região São José dos Campos) (Polo SISEM-SP 7)
CEP 12211-115

Horários de abertura ao público