Casa da Memória de Araras Pedro Pessotto Filho

Inaugurada no dia 15 de Agosto de 2016, a Casa da Memória Pedro Pessotto Filho funciona no prédio restaurado Solar Benedita Nogueira, localizado na Praça Monsenhor Paschoal Francisco Quércia, na cidade de Araras-SP.


A Casa desempenha a função de Museu, reunindo e organizando registros visuais, sonoros, bibliográficos e documentais relativos à história, à identidade e à produção cultural do município. A Instituição busca, dessa forma, preservar e difundir a história da cidade, mantendo-a viva na memória de seus cidadãos. Além disso, atua de forma a colaborar na construção de novas recordações, a partir da captação de relatos e depoimentos de munícipes, contribuindo com a manutenção de nossa história e consolidando-se em um espaço de contínua geração de conteúdos.


Missão


Pesquisar, difundir e promover a valorização, preservação e fruição da história do município e dos habitantes de Araras-SP.


Visão


Constituir-se em um instrumento eficaz para a política de preservação do patrimônio cultural do município, fortificando o reconhecimento e valorização da cidadania.


Objetivo geral


Resgatar e salvaguardar a história do município para as futuras gerações, proporcionando a valorização da cidadania, bem como a concepção de um ambiente propício à reflexão e interação de indivíduos e ideias.


Objetivos específicos


  1. Garantir que o conteúdo definido no projeto curatorial seja abordado de maneira clara e interativa, tornando-se acessível aos diferentes públicos;
  2. Proporcionar amplo acesso as exposição permanente e temporária da Casa da Memória, bem como aos eventos e palestras realizados em seu ambiente;
  3. Desenvolver ações educativas relacionadas à memória da cidade e de seus habitantes;
  4. Permitir a formação de diferentes perspectivas sobre a temática disponibilizada, de modo em que os visitantes possam formar opiniões críticas sobre os temas;
  5. Constituir-se em um espaço dinâmico para a troca de conhecimento e cultura.

Contato

Telefone para contato: (19) 35427602

Email: casadamemoria@araras.sp.gov.br

Endereço

Praça Barão de Araras, 30, Centro
Araras, SP (região Campinas) (Polo SISEM-SP 4)
CEP 13600-120

Horários de abertura ao público