Instituto Casa da Memória Italiana

O Museu Casa da Memória Italiana é localizado à Rua Tibiriçá, 776, no centro da cidade de Ribeirão Preto, noroeste do estado de São Paulo, construída entre os anos de 1923 e 1925, e desde 2013 mantida e gerida pelo Instituto Casa da Memória Italiana, uma associação privada sem fins lucrativos que tem como objetivo: “promover a cultura, a defesa, a conservação e a difusão do patrimônio histórico, artístico e cultural alusivo à história e memória da imigração italiana no Brasil, com ênfase na região de Ribeirão Preto” (Estatuto do Instituto Casa da Memória Italiana, Art. 3º, 2013, p. 2.)


O imóvel foi residência, primeiramente, da família Meirelles e depois, da família Biagi, ambas famílias de imigrantes, portugueses e italianos, respectivamente. É esse o ponto de partida para as atividades da Casa, que se concentram na temática da imigração, sobretudo italiana.


Note-se que a maior parte das atividades remetem a experiências e referências da imigração italiana, essa preferência se explica pelo maior tempo de ocupação na Casa e pelas evidências históricas que sobreviveram até o momento de transição da Casa como residência para vir a ser um museu, e pela falta de informações sobre a família Meirelles, da primeira fase de ocupação da Casa. Sabe-se apenas que Joaquina Evarista Meirelles era de família da elite cafeicultora e, sendo viúva na época, ficou responsável junto com seu filho mais velho Joaquim Machado de Souza a mandarem construir a residência urbana da família que até então vivia na Fazenda Santa Rita, em Bonfim Paulista, distrito de Ribeirão Preto. Com o falecimento da empresária do café em 1941 os herdeiros que já tinham o direito da propriedade venderam-na, no sistema "porteira fechada" (com mobiliário original incluso) no mesmo ano para a família Biagi.


A compra do imóvel por Pedro Biagi e Eugenia Viel Biagi em 1941 inaugurou a segunda fase de ocupação da Casa, que durou até 2012, quando a última moradora, uma das filhas solteiras do casal, faleceu. A família então, não pretendendo se desfazer do imóvel, buscou apoio de possíveis interessados em transformá-la em um equipamento cultural para a cidade de Ribeirão Preto.


MISSÃO

Preservar, pesquisar e comunicar conteúdos relativos à imigração italiana em Ribeirão Preto e região, a partir da vida doméstica que constitui o sentido inicial do museu-casa, permitindo ao público perceber e refletir sobre a imigração, a produção cafeeira e açucareira, a história da cidade, as relações sociais intra e extramuros e a produção artística no imóvel.


VISÃO

Ser um centro de referência sobre memórias de famílias de imigrantes italianos na cidade de Ribeirão Preto e região.


VALORES

Alguns valores essenciais para o funcionamento da Casa e que confirmam a proposta de ser um lugar de memória e de referência à comunidade ribeirão-pretana são:

  • Comprometimento com a comunidade local;
  • Preservação e divulgação da memória e história da imigração italiana em Ribeirão Preto e região;
  • Conservação de patrimônio cultural, arquitetônico e artístico da Casa.

Contato

Telefone para contato: (16) 39042750

Email: contato@casadamemoriaitaliana.com.br

Instituição

Instituição é Privada, Associação

Valor da entrada R$:

Ano de abertura: 2014

Visitantes do ano anterior: 4000

Temática do museu: História

Tipologias do acervo: Artes Visuais, História, Imagem e Som

Instrumento de criação: Ata de reunião 050858

Possui plano museológico.

A documentação do acervo é feita por: Ficha de catalogação, Listagem Digital (Word, Excel, etc.)

Total de peças inventariadas: 1306

Há ações de preservação de patrimônio imaterial.

Pessoal

Total de pessoas trabalhando neste museu: 20

Possui de funcionários terceirizados: Não

Possui estagiários: Sim

Possui voluntários: Sim

Estrutura

Possui estatuto.

A instituição submeteu-se ou está se submetendo ao processo de obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

A instituição oferece exposições de longa duração.

A instituição oferece ações educativas.

O museu promove visitas: Sem necessidade de agendamento

Realiza atividades educativas e culturais para públicos específicos: Estudantes de ensino fundamental, Estudantes de ensino médio, Estudantes universitários, Outro(s), Pessoas com deficiência, Pessoas em situação de vulnerabilidade social, Professores, Terceira idade, Turistas estrangeiros, Turistas nacionais

Possui infraestrutura para atender visitantes que apresentam dificuldades de locomoção: Cadeira de rodas para uso do visitante, Outro(s), Bebedouro adaptado, Corrimãos nas escadas e rampas, Sanitário adaptado

Possui recursos para atendimento de turistas estrangeiros: Sim

Instalações básicas incluem: Guarda-volumes, Sanitário, Teatro/Auditório, Bebedouro

Endereço

Rua Tibiriçá, 776, Centro
Ribeirão Preto, SP (região Ribeirão Preto) (Polo SISEM-SP 3)
CEP 14010-090

Horários de abertura ao público