O Museu da Cidade, criado pela Lei 5018, de 31 de março de 2010, tem por missão colecionar, preservar e promover a divulgação do patrimônio cultural, histórico e artístico da cidade de Sertãozinho. Buscando valorizar a história e ampliar a percepção crítica da realidade social pela população, o Museu da Cidade é um equipamento cultural destinado a ser espaço de encontro, de produção de conhecimento e também a ser uma oportunidade de lazer gratuito e de qualidade para a população.


O acervo do Museu da Cidade, composto por objetos históricos, obras de arte, acervo numismático (moedas antigas), história oral e hemeroteca, procura subsidiar o processo de pesquisa, preservação e comunicação da memória sociocultural dos habitantes de Sertãozinho, sendo numerosas as peças e obras de arte relativas à evolução agroindustrial do município, cuja cultura da cana de açúcar representa seu principal expoente. O desenvolvimento urbano e as relações de trabalho, além da religiosidade de sua população, são objetos de estudo do Museu, sendo frequentes em seu acervo itens representativos dos mais variados ofícios e crenças – fonte de reflexões acerca do papel das correntes migratórias e emigratórias pelas quais a cidade passou ao longo de sua existência.


O prédio do Museu da Cidade, uma das edificações mais antigas de Sertãozinho, foi construído seguindo a arquitetura conhecida como miscelânea paulista, estilo replicado em diversos prédios sedes de fóruns e cadeias pelo interior do Estado de São Paulo. Inaugurado em 1916, como sede do Poder Judiciário, sendo Fórum da Comarca e Cadeia Pública, o prédio funcionou assim até 1958, quando a Cadeia Pública foi desativada do prédio, que ainda manteve o Fórum até 1969. A partir de 1971 abrigou temporariamente o Movimento Brasileiro de Alfabetização, mas em 1976 foi instalado no prédio a Delegacia de Trânsito, funcionando assim até 1994.


Enquanto Delegacia de Trânsito, o prédio foi Tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo – Condephaat, por meio da Resolução 53, de 19 de setembro de 1985.


Após a desocupação do edifício pela Delegacia de Trânsito em 1994, no imóvel foi instalado o Núcleo de Desenvolvimento Cultural, intitulado “Maestro Oscar Meneghini” pela Lei 3147, de 18 de setembro de 1996. A partir de então o espaço foi utilizado como equipamento cultural público, abrigando a Assessoria de Cultura, depois o Departamento de Cultura e Turismo, incluindo o Centro Municipal de Memória a partir de 2006 e finalmente o Museu da Cidade de Sertãozinho.

Contato

Telefone para contato: (16) 39459363

Email: historia@sertaozinho.sp.gov.br

Instituição

Instituição é Pública, Municipal

Valor da entrada R$:

Ano de abertura: 2010

Visitantes do ano anterior: 1678

Temática do museu: História

Tipologias do acervo: Artes Visuais, História

O museu possui arquivo histórico. Arquivo aberto para consulta

Instrumento de criação: Lei 5018

Possui plano museológico.

A documentação do acervo é feita por: Ficha de catalogação, Listagem Digital (Word, Excel, etc.)

Total de peças inventariadas: 834

Há ações de preservação de patrimônio imaterial.

Possui política de aquisição de acervos.

Possui política de descarte de acervos.

Pessoal

Total de pessoas trabalhando neste museu: 10

Possui de funcionários terceirizados: Sim

Possui estagiários: Sim

Possui voluntários: Não

Estrutura

O museu possui acervos com proteção específica e respeita a legislação em vigor e/ou tratados locais, regionais, nacionais ou internacionais relativos à posse de objetos, à ética e à proteção de espécimes vivos e à preservação da natureza.

A instituição oferece exposições de longa duração.

A instituição oferece ações educativas.

O museu promove visitas: Sem necessidade de agendamento

Possui infraestrutura para atender visitantes que apresentam dificuldades de locomoção: Bebedouro adaptado, Corrimãos nas escadas e rampas, Rampa de acesso, Sanitário adaptado, Telefone público adaptado, Vaga de estacionamento exclusiva para deficientes, Vaga de estacionamento exclusiva para idosos

Possui recursos para atendimento de turistas estrangeiros: Sim

Instalações básicas incluem: Bebedouro, Estacionamento, Loja, Sanitário, Teatro/Auditório

Endereço

Rua Expedicionário Lellis, 1500, Centro
Sertãozinho, SP (região Ribeirão Preto) (Polo SISEM-SP 3)
CEP 14160-750

Horários de abertura ao público