Museu Municipal José Raphael Toscano de Jahu

O Museu Municipal "José Raphael Toscano" foi inaugurado em 29 de Agosto de 1975, com o nome MUSEU HISTÓRICO E PEDAGÓGICO "JORGE TIBIRIÇA". A cerimônia de abertura contou com importantes personalidades locais e nacionais. Os representantes do Município de Jaú foram o então Prefeito Municipal, Waldemar Bauab, e o Secretário de Cultura e Promoção Social de Jaú, Raul Bauab. Contou ainda com a presença do Secretário de de Cultura, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, José Mindlin, e o então Diretor dos Museus do Estado de São Paulo, Vinicius Stein. Para o cenário estadual, compareceu a cerimônia o Deputado Estadual, João Lázaro de Almeida Prado.


"A casa por si só já é uma arquitetura de rara beleza, guarda toda a História de nossa tradicional cidade", conforme notícia divulgada nos jornais da época. O prédio foi residência do Dr. Lopes Rodrigues, sendo herdado logo depois pelo casal Francisco Claudio de Almeida Prado e Lúcia Penteado de Almeida Prado. Eles não tiveram filhos e, por isso, quando faleceram, esse espaço foi adquirido pela Prefeitura de Jahu que, por sua vez, o destinou para abrigar a história e arte regional no Museu.


Em sua abertura, o acervo do Museu era composto por doações do Poder Municipal de Jaú e também pela Ordem Católica dos Padres Premonstratenses. A primeira grande reforma aconteceu no ano de 1984 e a reabertura em 1987, momento que passou a se chamar MUSEU MUNICIPAL "JOSÉ RAPHAEL TOSCANO".


Concomitante ao novo texto do ICOM sobre sustentabilidade, diversidade, comunidade e inclusão, o ano de 2022 estabeleceu um ponto de virada para Jaú: uma nova reforma está em andamento, não apenas com o intuito de reestruturar o espaço compreendido pelo Museu, Biblioteca e Arquivo Histórico Municipal, sua conceituação de cultura e preservação, com a construção de novas narrativas, na busca para torná-lo inclusivo e acessível.


Seguindo uma tendência atual na Museologia, as mudanças visam transformar essa instituição em um bem de utilidade de fato pública, um local onde se vê o poder da memória, de novas propostas educacionais e tecnológicas, inserindo como patrimônio material arquitetônio e histórico do município de Jaú. Novas atividades estão em processo de criação, para atrair ainda mais o cidadão jauense e da região, um "museu vivo" de representações e representatividades, feito para eles e, agora, também, com e por eles.

Contato

Telefone para contato: (14) 36268569

Email: museujahu@jau.sp.gov.br

Endereço

Avenida João Ferraz Netto, 201, Chácara Doutor Lopes
Jaú, São Paulo (região Bauru) (Polo SISEM-SP 2)
CEP 17207-330

Horários de abertura ao público