Museu Histórico "Doutor Renato Cordeiro"

Histórico do Museu Renato Cordeiro: O Museu Municipal de Historiografia “Dr. Renato Cordeiro”, tem uma épica história que se inicia com tentativas de fomento ao mecenato promovida pelo Governo Municipal do então prefeito Renato Cordeiro, via lei Municipal nº 490 de 21 de junho de 1961, que previa a edificação de um prédio para o Museu Municipal, que não foi concluído.


Dormitando por vários anos já no período de redemocratização do país, no ano de 1991, o então prefeito Pedro Marin Berbel, promulga a Lei Municipal nº 2.785 de 21 de maio de 1.991. Posteriormente, em 1.999 o prefeito José Roberto dos Santos via Lei Municipal nº 3.962 de 22 de setembro de 1.999 faz menção ao Museu Municipal e procede a doação de um PC.


Com a doação da família do ex-prefeito Renato Cordeiro de um grande acervo de variados itens, o então prefeito Wilson Carlos Rodrigues Borini dá a denominação ao Museu Municipal de Museu Histórico "Dr. Renato Cordeiro". Não obstante, o reconhecimento da atividade museológica era empírica e não havia atividades relativas à natureza de um museu propriamente dito.


O acervo, inclusive de hemeroteca, permaneceu preservado graças à ação de funcionários da Biblioteca Pública Municipal Nilo Peçanha. Visando dinamizar e dar condições museológicas e museográficas de funcionamento, o prefeito Cristiano Salmeirão baixou um Decreto Municipal nº 6.291 de 13 de fevereiro de 2.019, que visa regulamentar a legislação de 2.008, dando condições de ingresso do Museu no Sistema Nacional de Museus, com seu cadastro e reconhecimento pelo IBRAM em 21 de fevereiro de 2.019.


Com a mudança do Prefeitura Municipal para um novo prédio, o Museu Histórico "Doutor Renato Cordeiro" passou a ganhar novos ares. Desde 7 de setembro de 2023, o museu ocupa o antigo espaço da prefeitura, hoje chamado de Paço das Artes, finalmente conquistando o destaque merecido. A contratação de um especialista em museus (museólogo) trouxe uma nova dinâmica ao local, transformando-o em uma atração turística de destaque.

Além de atrair visitantes de várias idades, o museu tem se envolvido ativamente com escolas, instituições e faculdades, promovendo uma rica troca de conhecimento. A equipe treinada do museu está comprometida em proporcionar experiências educativas e divertidas de maneira lúdica, garantindo que cada visita seja tanto instrutiva quanto agradável.


Missão


Promover gestão e produção cultural e artística de excelência, em diálogo com a educação, pesquisa, as artes, as ciências e tecnologias, agregando valor público para a sociedade, o museu como um objeto de inserção e promoção social, dinâmico, vivo e não estático, que dialogue com a história pregressa e a contemporaneidade.


Visão


Transformar a percepção da sociedade sobre os equipamentos culturais, em particular o Museu como espaço não só físico, com localização geográfica estática, mas, itinerante, que dialogue com o ser social contemporâneo e as novas fenomenologias culturais, artísticas e científicas atuais, em que os públicos sejam coautores e autores do fazer o Museu.


Valores


Esfera pública - o Museu Histórico Dr. Renato Cordeiro é de todos e para todos. Democracia - ter uma escuta ativa da sociedade. Excelência - ser incansável na busca da qualidade. Autonomia institucional - guiar a ação intelectual e administrativa. Transparência - tornar públicos os processos, ações e resultados. Pro atividade - na ação cultural e administrativa para o cumprimento de sua missão.

Contato

Telefone para contato: (18) 997042251

Email: ricardo_godoi2@hotmail.com

Instituição

Instituição é Pública, Municipal

Valor da entrada R$:

Ano de abertura: 1991

Visitantes do ano anterior: 150

Temática do museu: História

Tipologias do acervo: Ciência e Tecnologia, História

O museu possui arquivo histórico. Arquivo aberto para consulta

Instrumento de criação: Lei 2.785

A documentação do acervo é feita por: Listagem Digital (Word, Excel, etc.), Ficha de catalogação, Software/sistemas de catalogação informatizados

Total de peças inventariadas: 3000

Há ações de preservação de patrimônio imaterial.

Pessoal

Total de pessoas trabalhando neste museu: 3

Possui de funcionários terceirizados: Não

Possui estagiários: Sim

Possui voluntários: Sim

Estrutura

Possui regimento interno.

A instituição submeteu-se ou está se submetendo ao processo de obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

A instituição oferece exposições de longa duração.

A instituição oferece ações educativas.

O museu promove visitas: Sem necessidade de agendamento

Realiza atividades educativas e culturais para públicos específicos: Estudantes de ensino fundamental, Estudantes de ensino médio, Estudantes universitários, Professores, Turistas nacionais, Pessoas com deficiência, Pessoas em situação de vulnerabilidade social, Terceira idade

Possui infraestrutura para atender visitantes que apresentam dificuldades de locomoção: Rampa de acesso, Sanitário adaptado

Possui recursos para atendimento de turistas estrangeiros: Sim

Instalações básicas incluem: Bebedouro, Guarda-volumes, Sanitário

Endereço

Praça James Mellor, sem numero, Centro
Birigui, SP (região Araçatuba) (Polo SISEM-SP 1)
CEP 16200-067

Horários de abertura ao público