Museu Municipal Histórico e Pedagógico de Ourinhos

O “Museu Histórico e Pedagógico de Ourinhos”,está localizado na região central da cidade, em um antigo depósito de cargas da Estrada de Ferro Sorocabana. O mesmo abriga um grande e variado acervo tridimensional e apresenta uma história bastante conturbada e cheia de rupturas, como bem apresentou a historiadora Fabiana Lopes da Cunha através de muitas pesquisas.


image

Museu Histórico e Pedagógico de Ourinhos . Ano: 2018. Fonte: André Rodrigues da Silva.


O Museu chegou a passar por três edifícios diferentes. A sua primeira inauguração, conforme mostra o jornal “O Progresso”, foi no dia 08 de março de 1971, em um edifício que estava à Rua 9 de julho n°616, durante a gestão de Mithuo Minami. A ação foi de iniciativa do Governo do Estado de São Paulo e a instituição foi batizada de “Museu Histórico e Pedagógico Antônio Carlos de Abreu Sodré”, encerrando as suas atividades durante a década de 1980.


Após alguns anos fechado, o “Museu Histórico e Pedagógico de Ourinhos” renasce no início dos anos 90, durante a gestão do prefeito Claury Santos Alves da Silva, não mais atrelado ao Governo do Estado mas sim ao município. O mesmo começa a funcionar provisoriamente na “Biblioteca Ramal Clarice Lispector”, na Vila Margarida, e posteriormente, em 1996, é transferido para o local onde atualmente se encontra, devido a um convênio (código PRE/APP/CON-0001/95) entre a Prefeitura Municipal de Ourinhos e a F.E.P.A.S.A. – S.A. (Ferrovia Paulista S.A.), que possibilitou a revitalização de um importante patrimônio ferroviário de Ourinhos: todas as casinhas do “Centro de Convivência Jornalista Benedito da Silva Eloy” e os antigos depósitos de mercadoria que deram lugar ao “Núcleo de Arte Popular – Sérgio Nunes” e ao “Museu Histórico e Pedagógico de Ourinhos”.


Conforme observamos as fontes e a produção historiográfica sobre o assunto, essa instituição sempre sofreu com instabilidades, descontinuidades e rupturas, tendo parte do seu acervo extraviado ao longo do tempo, bem como vários livros tombo descartados de maneira inapropriada, algo que dificulta bastante reconstruir diacronicamente os caminhos que delinearam a instituição (CUNHA,2014).


Atualmente, várias atividades são realizadas no local, tendo o seu principal público os estudantes de ensino infantil, fundamental e médio, das escolas públicas e privadas, bem como visitas constantes de públicos acadêmicos, munícipes e turistas. O Museu Histórico e Pedagógico de Ourinhos se encontra desde 1996 (Lei n°3.845/95), à Rua Henrique Tocalino S/N, embora o mesmo tenha sido fechado entre 2002 e 2003, e a sua sede transladada inúmeras vezes entre os anos de 2003 e 2006 (CUNHA, 2009). Raramente algum investimento público é feito nesta instituição.

Contato

Telefone para contato: (14) 33246244

Email:

Endereço

Rua Henrique Tocolino, S/N, Centro
Ourinhos, SP (região Marília) (Polo SISEM-SP 2)
CEP 19900-040

Horários de abertura ao público