Museu Municipal de Hortolândia "Estação Jacuba" - Centro de Memória de Hortolândia "Professor Leovigildo Duarte Junior"

O Centro de Memória de Hortolândia Professor Leovigildo Duarte Junior é um órgão público criado pela Lei Municipal nº 225/1994. Ele recebeu este nome em homenagem a seu idealizador e fundador, por meio da Lei nº 2983/2013.


A Lei que cria o Centro de Memória estabelece as seguintes atribuições: assegurar a proteção e preservação dos documentos arquivístico dos Poderes Executivo e Legislativo (...) e facilitar e democratizar ao público em geral o acesso ao patrimônio arquivístico do município de Hortolândia.


Após anos em processo de estruturação administrativa e de constituição de diversificado acervo de valor histórico, o órgão ultrapassou suas atribuições iniciais e desenvolve também projetos, estudos e pesquisas que resultem em produções socioculturais, historiográficas e referentes a atividades de museu (museais).


O espaço conta com uma Sede Administrativa, na qual também se encontra o Arquivo Histórico, e outra Sede Museal, a Estação Jacuba, Patrimônio Cultural Municipal tombado mediante o Decreto municipal nº 1150/2003, cuja edificação e entorno receberam recentemente restauro/reforma para esta finalidade.


RECEPÇÃO:

Além de ponto de apoio aos visitantes, a sala é dedicada à homenagem ao Professor Leovigildo Duarte Junior, Patrono do Centro de Memória de Hortolândia. Em exposição: Memorial do Leovigildo e mesa patrimônio de empresa ferroviária resgatada e recuperada pelo Centro de Memória de Hortolândia.


SALA MEMORIAL FERROVIÁRIO

Mantido o piso original da época da construção da Estação, esta sala é dedicada às empresas ferroviárias aos ferroviários que participaram do desenvolvimento da cidade. É a sala de entrada da Estação e dá acesso a todas as outras dependências do prédio. Em exposição: objetos, uniformes e móvel utilizados nos trabalhos das ferrovias e dos ferroviários.


SALA MEMORIAL DE FAMÍLIAS

Espaço para exposições fixas e temporárias. Em exposição: material audiovisual que contas a história das famílias que colonizaram o município.


SALA MEMORIAL DO EXECUTIVO

Galeria de prefeitos e a história político-administrativa desde a emancipação do município.


SALA MEMORIAL DO LEGISLATIVO

Galeria dos vereadores, inclusive aqueles que precederam a emancipação, mas que moravam e representavam o então Distrito de Hortolândia na Câmara do Município de Sumaré. Em exposição: a representatividade do município junto a Assembleia Legislativa do Estado, com a eleição de sua primeira deputada.


SALA MEMORIAL FERROVIÁRIA

Sala dedicada às empresas ferroviárias e aos ferroviários que participaram do desenvolvimento da cidade. Em exposição: objetos e móvel utilizados nos trabalhos das ferroviárias e dos ferroviários.


SALA DOS SÍMBOLOS OFICIAIS

Sala disponível para exposições temporárias. Em exposição: Símbolos Oficiais do Município exposições temporárias.


SALA DE PESQUISA E DOCUMENTAÇÃO

Local dedicado para estudos e pesquisas técnicas sobre a historia do município. Em exposição: uma mesa patrimônio de empresa ferroviária recuperada pelo Centro de Memória de Hortolândia.


BIBLIOTECA DE REFERÊNCIA

Local dedicado a funcionários, pesquisadores e visitantes que buscam material especializado para a consulta e aprofundamento sobre a história do município. O espaço aceita colaborações para ampliar seu acervo.


MAPOTECA E FOTOTECA

Possui mapas, fotos e outros arquivos que contam a história do município. Voltado à pesquisa técnica, este espaço pode também guardar documentos históricos.


SALA CHEFE DA ESTAÇÃO

Dedicada à equipe administrativo da Estação Jacuba, esta sala guarda móveis originais de empresas ferroviárias resgatados e recuperados pelo Centro de Memória de Hortolândia.

Contato

Telefone para contato: (19) 39651400

Email: centrodememoria.smc@hortolandia.sp.gov.br

Endereço

Rua Rosa Maestrello, 2, Vila São Francisco
Hortolândia, SP (região Campinas) (Polo SISEM-SP 4)
CEP 13184-250

Horários de abertura ao público