Museu Shunji Nishimura

O Museu Shunji Nishimura foi criado no ano de 1998 pelo fundador do Grupo Jacto e é mantido pela FSNT e Grupo Jacto, com o objetivo de preservar a história, a memória e o legado do senhor Shunji Nishimura e seus descendentes.

O museu foi recriado em 2018. A nova exposição foi inspirada na metáfora de uma árvore, como símbolo de crescimento, força e continuidade. Assim, o museu está dividido em três seções temáticas: a RAIZ, o início de tudo, a vinda e a fixação da família Nishimura no Brasil; o CAULE, como órgão de condução do alimento, representa o crescimento e a trajetória da segunda geração no Grupo Jacto; os FRUTOS, todas as pessoas que fazem a diferença nas comunidades e organizações e carregam dentro de si as sementes da responsabilidade social.

O museu tem sido um espaço de compartilhar histórias, por meio da comunicação dos exemplos de superação, perseverança da família Nishimura, que têm deixado marcas a cada geração. O espaço expográfico permite ao visitante conhecer as 5 grandes áreas temáticas, a saber: a) A história pessoal de Shunji e Chieko Nishimura e seus descendentes; b) A criação e desenvolvimento do Grupo Jacto; c) Investimentos educacionais, com destaque para Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia; d) Homenagens, condecorações, presentes e viagens; e) Objetos pessoais que retratam sua personalidade e modo de viver.

Dentre os temas, é possível trabalhar os valores empregados por Shunji Nishimura "Felicidade em compartilhar" e "Ninguém cresce sozinho", tecnologias, história, cultura e artes. O enfoque principal durante a vista, com base nos interesses e maturidade do público previsto, são: a Inovação e as Máquinas Agrícolas, os Fluxos Migratórios e a Cultura, e os Valores, presentes na história do Grupo Jacto e da FSNT, que permitem aos visitantes conhecerem a história da sua cidade, assim como os valores de vida ensinados por Shunji Nishimura.

A equipe do museu reconhecendo a necessidade dos públicos, realiza adaptações na visita monitorada para determinados grupos de visitantes e, por isso, o projeto “Escola no Museu” foi criado, com o intuito de estimular a aprendizagem dos alunos permitindo que eles assimilem novos conhecimentos, interpretem várias informações e reflitam sobre sua identidade e história.

Contato

Telefone para contato: (14) 998625305

Email: miriam@fsnt.org.br

Endereço

Av. Fundação Shunji Nishimura, 605, Industrial
Pompeia, SP (região Marília) (Polo SISEM-SP 2)
CEP 17586-050

Horários de abertura ao público