Museu da Cidade de São Paulo

O Museu da Cidade de São Paulo, vinculado ao Departamento dos Museus Municipais da Secretaria Municipal da Cultura, configura-se como um museu de cidade que nos coloca frente ao desafio de tratar como acervo operacional uma cidade-capital e sede da Região Metropolitana de São Paulo. Uma das capitais globais, São Paulo é a hoje a maior cidade do planeta abaixo da linha do Equador e, em função disso, tudo nela é grandioso e complexo.


São atribuições próprias do Museu da Cidade de São Paulo promover a reflexão contínua das dinâmicas de construção da cidade física e simbólica, retratar sua diversidade cultural e registrar a memória de sua população. Nessa perspectiva, para além do seu acervo institucional (intramuros), a própria cidade deve ser tratada como acervo operacional (extramuros). Enquanto o primeiro faz referência à cidade, o segundo, mais rico e complexo, possibilita o entendimento da cidade a partir de suas mais diferentes formas.


Essa premissa está presente desde a sua concepção, que remonta à criação por Mario de Andrade do Departamento Municipal de Cultura (1935), vindo a se consolidar como Divisão de Iconografia e Museus ligada ao Departamento do Patrimônio Histórico para, em 2018, vincular-se ao Departamento dos Museus Municipais.

Sua estrutura física é formada por uma rede de casas históricas, construídas entre os séculos 17 ao 20 e distribuídas nas várias regiões da cidade que representam remanescentes da ocupação da área rural e urbana da Cidade de São Paulo. São elas:


1.Beco do Pinto

2.Capela do Morumbi

3.Casa da Imagem

4.Casa do Butantã

5.Casa do Caxingui

6.Casa do Grito

7.Casa do Sítio da Ressaca

8.Casa do Tatuapé

9.Casa Modernista

10.Chácara Lane

11.Cripta Imperial

12.Sítio Morrinhos

13.Solar da Marquesa de Santos


Ao longo de décadas e a partir de diferentes configurações administrativas, sob distintas gestões e abordagens preservacionistas, o Museu da Cidade de São Paulo reuniu um expressivo acervo institucional intramuros, composto por cinco tipologias:

1. Arquitetônico;

2. Fotográfico;

3. Bens móveis;

5. Documental;

6. Bibliográfico.


Esse acervo é utilizado como ferramenta para o desenvolvimento de pesquisas, seleções, publicações e exposições museológicas, que promovam as necessárias reflexões sobre o passado, as discussões sobre o presente e as projeções dos possíveis futuros, segundo os anseios dos diferentes sujeitos culturais que operam sobre a cidade.


Esse compromisso com o seu território está explicitado na definição da missão do Museu da Cidade de São Paulo: “gerar, sistematizar e socializar o (re)conhecimento sobre a cidade de São Paulo, fomentando a reflexão e a conscientização de seus habitantes e visitantes, visando a transformação e o desenvolvimento da sociedade”.

Contato

Telefone para contato: (11) 32411081

Email: museudacidade@prefeitura.sp.gov.br

Instituição

Instituição é Pública, Municipal

Valor da entrada R$:

Ano de abertura: 1993

Visitantes do ano anterior: 576733

Temática do museu: História

Tipologias do acervo: História, Imagem e Som, Virtual, Antropologia

O museu possui arquivo histórico. Arquivo aberto para consulta

O museu possui biblioteca. Acervo bibliográfico aberto para consulta

Instrumento de criação: Decreto Decreto 33400

Possui plano museológico.

A documentação do acervo é feita por: Ficha de catalogação, Software/sistemas de catalogação informatizados, Livro de registro/tombo/inventário manuscrito, Listagem Digital (Word, Excel, etc.)

Total de peças inventariadas: 80653

Há ações de preservação de patrimônio imaterial.

Possui política de aquisição de acervos.

Possui política de descarte de acervos.

Pessoal

Total de pessoas trabalhando neste museu: 161

Possui de funcionários terceirizados: Sim

Possui estagiários: Sim

Possui voluntários: Não

Estrutura

O museu possui acervos com proteção específica e respeita a legislação em vigor e/ou tratados locais, regionais, nacionais ou internacionais relativos à posse de objetos, à ética e à proteção de espécimes vivos e à preservação da natureza.

A instituição submeteu-se ou está se submetendo ao processo de obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

A instituição oferece exposições de longa duração.

A instituição oferece ações educativas.

O museu promove visitas: Sem necessidade de agendamento

Realiza atividades educativas e culturais para públicos específicos: Estudantes de ensino fundamental, Estudantes de ensino médio, Estudantes universitários, Pessoas em situação de vulnerabilidade social, Professores, Turistas estrangeiros, Turistas nacionais

Possui infraestrutura para atender visitantes que apresentam dificuldades de locomoção: Cadeira de rodas para uso do visitante, Corrimãos nas escadas e rampas, Rampa de acesso, Sanitário adaptado, Elevador adaptado

Possui instalações e serviços destinados às pessoas com deficiências auditivas e visuais: Tradutor em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras)

Possui recursos para atendimento de turistas estrangeiros: Sim

Instalações básicas incluem: Bebedouro, Guarda-volumes, Sanitário, Teatro/Auditório

Endereço

Rua Roberto Simonsen, 136,
São Paulo, SP (região RM de São Paulo) (Polo SISEM-SP 6)
CEP 01017-020

Horários de abertura ao público