Localizado no município de Pontal (SP), o antigo Engenho Central - construído no início do século XX e preservado em seu conjunto edificação/equipamentos/maquinários - acolhe o Museu da Cana.


Sonho antigo da família Biagi, o Museu tem como objetivo resgatar a memória industrial da cana-de-açúcar que tanto influenciou a história da nossa região e o desenvolvimento do Brasil.


O visitante encontra no local a imponente edificação, construída com arquitetura no estilo industrial britânico daquele período, com galpões amplos, tijolos aparentes e ornatos simples, preservada para abrigar o Museu da Cana.


O grande diferencial do Museu da Cana é seu acervo composto de moderna maquinaria escocesa de fim dos anos de 1880: moenda a vapor, cozedores, cristalizadores e ensacadores, trazidos da Europa para o Brasil ainda na época da monarquia e até hoje preservados em suas posições originais dentro da linha de produção do Engenho.


Outros objetos de relevância histórica são as antigas semeadeiras, bombas de abastecimento, barris para beneficiar e purificar o açúcar, recipientes para o transporte de aguardente até o Porto de Santos, o carimbo que identificava as sacas de açúcar com a marca do Engenho, o maquinário das oficinas de manutenção e até mesmo o velho relógio que ficava no ponto mais alto da torre da usina.


O acervo também conta com objetos que a família Biagi arrematou de engenhos localizados na região nordeste do país, datados do século XVI período que representa os primórdios da produção de açúcar no Brasil.


Para sua implantação o Museu da Cana contou com os apoios do Ministério da Cultura, por meio da lei Rouanet, e do governo do Estado de São Paulo, por meio do Proac (Programa de Ação Cultural), e com os patrocínios de Bradesco, Itaú BBA, Cia de Bebidas Ipiranga, Dow Agrosciences, Weg Motores Elétricos, Renk Zanini, Usinas Santo Antonio, São Francisco e Santa Vitória, Caldema, TGM Turbinas, Native Orgânicos, Biosev, Sermatec, Sorocaba Refrescos e CPFL Energia.

Contato

Telefone para contato: (16) 34975008

Email: educativo@museudacana.org.br

Instituição

Instituição é Privada, Associação, Fundação

Valor da entrada R$:

Ano de abertura: 2013

Visitantes do ano anterior: 1406

Temática do museu: História

Tipologias do acervo: Arqueologia, Ciências Naturais e História Natural, História

Instrumento de criação: Ata de reunião 4853

Possui plano museológico.

A documentação do acervo é feita por: Ficha de catalogação, Listagem Digital (Word, Excel, etc.)

Total de peças inventariadas: 600

Há ações de preservação de patrimônio imaterial.

Possui política de aquisição de acervos.

Possui política de descarte de acervos.

Pessoal

Total de pessoas trabalhando neste museu: 14

Possui de funcionários terceirizados: Sim

Possui estagiários: Sim

Possui voluntários: Sim

Estrutura

Possui estatuto.

A instituição submeteu-se ou está se submetendo ao processo de obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

A instituição oferece exposições de longa duração.

A instituição oferece ações educativas.

O museu promove visitas: Sem necessidade de agendamento

Realiza atividades educativas e culturais para públicos específicos: Estudantes de ensino fundamental, Estudantes de ensino médio, Estudantes universitários, Pessoas em situação de vulnerabilidade social, Professores, Terceira idade, Turistas nacionais

Possui infraestrutura para atender visitantes que apresentam dificuldades de locomoção: Bebedouro adaptado, Corrimãos nas escadas e rampas, Circuito de visitação adaptado, Rampa de acesso, Sanitário adaptado, Vaga de estacionamento exclusiva para deficientes, Vaga de estacionamento exclusiva para idosos

Possui instalações e serviços destinados às pessoas com deficiências auditivas e visuais: Textos/etiquetas em braile com informações sobre os objetos em exposição, Guia multimídia (audioguia com monitor), Maquetes táteis ou mapas em relevo do museu, Obras e reproduções táteis

Possui recursos para atendimento de turistas estrangeiros: Sim

Instalações básicas incluem: Bebedouro, Estacionamento, Restaurante e/ou lanchonete, Sanitário, Teatro/Auditório

Endereço

Fazenda Engenho Central, casa 1, Zona Rural
Pontal, SP (região Ribeirão Preto) (Polo SISEM-SP 3)
CEP 14180-000

Horários de abertura ao público